Conceito » Direito » Extorsão

Extorsão - Conceito, o que é, Significado

A extorsão ocorre quando alguém coage outra pessoa para realizar um ato contrário à sua vontade a fim de obter algum benefício, normalmente de tipo lucrativo.

Geralmente, para alcançar seu objetivo o extorsor usa da violência ou de qualquer outro tipo de intimidação contra a pessoa extorquida. Este tipo de delito tem certa semelhança com o roubo e com a chantagem.

Trata-se de um delito doloso e em geral aquele que comete faz parte de um grupo chamado de crime organizado. De qualquer forma, a extorsão se baseia na intimidação e no uso de alguma forma de violência. "Ou você me paga 1.000 dólares ou sua família corre perigo", "Você aceita a proteção ou eu queimo o seu comércio" Estas são frases comuns entre as quais envolvem a extorsão.

Exemplos típicos

Um ou mais criminosos exigem certa quantia em dinheiro à vítima em troca de proteção. Esta prática criminal faz parte da tradição mafiosa.

Um indivíduo é detido contra sua vontade com o propósito de chantagear seus familiares para pagar um resgate por sua libertação.

A extorsão carcerária ocorre por telefone e consiste em um prisioneiro que se passa por um membro de uma gangue criminosa de chantagear a vítima com algum tipo de ameaça.

A extorsão sexual em redes sociais consiste em chantagear alguém para não divulgar imagens de conteúdo sexual. Quem comete este tipo de delito pode ser um ex-marido da vítima, um pedófilo ou diretamente um chantagista profissional.

Do ponto de vista da psicologia

O extorsor sabe que as ameaças causam muito medo e bloqueia a mente da vítima. A extorsão se baseia no medo que afeta a pessoa lesada. Como regra geral, existem três aspectos envolvidos: o fator surpresa, o desequilíbrio emocional e a falta de informação. O medo que ocorre após uma chamada de extorsão pode provocar duas reações diferentes:

1) desligar o telefone e pedir algum tipo de ajuda;

2) sentir-se paralisado e continuar a conversa com o chantagista.

A extorsão aos empresários e comerciantes

Os empresários e comerciantes são potenciais vítimas deste tipo de crime. Por esta razão, os especialistas recomendam aumentar as medidas de segurança e desenvolver um plano estratégico para agir diante de uma possível extorsão. Deve-se destacar que em alguns países muitas empresas foram obrigadas a fechar porque não queriam ou não podiam pagar o "imposto de guerra" dos grupos envolvidos em extorsão.

Imagem: Fotolia. Bits and Splits

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: