Conceito » Geografia » Eurásia

Conceito de Eurásia

No mundo existem dois continentes que estão ligados geograficamente: a Europa e a Ásia. Esta circunstância possui único termo usado para referir a esta grande massa continental: a Eurásia.

Dados de interesse sobre a Eurásia

- Esta parte do planeta é formada por um total de 91 países, o que constitui praticamente a metade do total mundial (em 2017 há 194 países).

- Se considerarmos que no mundo há cerca de 7,5 bilhões de habitantes segundo os dados de 2010, na Eurásia há mais de dois terços deste total (4.500 milhões na Ásia e 1100 na Europa).

- Em relação à superfície, o continente europeu e asiático somam um total aproximado de 54 milhões de quilômetros quadrados, sendo que a América, a África e a Oceania, juntas, somam 81 milhões de quilômetros quadrados aproximadamente.

- Os montes Urais são considerados desde o século XVI como fronteiras naturais entre os dois continentes.

Europa e Ásia são continentes diferentes por razões culturais

A Europa é o berço da civilização ocidental e a Ásia Oriental pertenceu a várias civilizações (o Império Mongol, Império Persa, as dinastias chinesas, etc.).

Do ponto de vista religioso, A Europa é predominantemente cristã, já na Ásia o cristianismo é uma minoria em comparação ao budismo e à religião muçulmana. Em relação às línguas, o latim é a originária de muitos países europeus (como francês, espanhol, italiano, catalão, português, etc.) enquanto que na Ásia, o árabe, o híndi, o chinês e suas variantes são os principais idiomas.

A partir de uma perspectiva racial, na Europa é majoritária a etnia caucásica, enquanto que na Ásia a situação é muito mais complexa (a maioria dos países asiáticos tem uma população multiétnica).

A cidade de Istambul é o elo de união entre a Europa e a Ásia

A cidade turca de Istambul tem uma parte na Ásia e outra na Europa. Isto se deve porque ambas as partes estão divididas por um canal de água: o estreito de Bósforo. Além desta característica geográfica, a cidade de Istambul é um símbolo de mistura cultural entre o Oriente e o Ocidente.

Istambul, a antiga Constantinopla, foi a capital do Império Romano do Oriente e, por outro lado, a capital de Bizâncio e do Império Otomano.

Devemos lembrar que a queda da Constantinopla, em 1453, é considerada um episódio que marca a transição da Idade Média para a Idade Moderna.

Imagem: Fotolia. dikobrazik

Relacionados:

  1. Continente
  2. Pangeia
  3. Mar Mediterrâneo
  4. Brasil
  5. Micronação-Microestado
  6. Ecorregião
  7. Subducção de Placas
  8. Mundial de Clubes
  9. Estado Multiétnico
  10. Danúbio