Conceito » Aprender » Drywall (Placas de Gesso)

Drywall (Placas de Gesso) - Conceito, o que é, Significado

O costume de construir casas com tijolos e cimento existe em todas as latitudes do planeta. No entanto, existem outras alternativas igualmente válidas. Neste sentido, na década de 1980, começou a popularizar-se um novo material, o drywall. A marca mais conhecida é a Durlock e em alguns países a mais popular é a Pladur.

Principais características do sistema

É uma modalidade de construção a seco que consiste em utilizar placas de gesso ou fibrocimento que são fixadas em uma estrutura leve de madeira ou aço galvanizado. A água não é utilizada em seu processo de fabricação e isso permite que o período de construção seja mais rápido.

O sistema drywall já foi implantado em todo o mundo. Seu uso tem todo tipo de aplicação, sejam projetos residenciais, comerciais, de remodelação de edifícios ou em novas obras. Muitos lares são construídos exclusivamente com este material. Não servem apenas para levantar paredes, mas também para construir tetos ovais, plataformas para eventos, painéis, etc.

Dependendo da estrutura e do tipo de placa a ser utilizada, o sistema é uma boa solução para a distribuição de interiores. As placas de gesso podem apresentar características diferentes, uma vez que algumas são resistentes à umidade e outras ao calor. Obviamente, o custo varia de acordo com a marca e a qualidade do produto. O peso de uma parede é mais leve que as paredes de alvenaria convencionais.

O drywall tem muitas vantagens

É um material ideal para os países que convivem como o risco de movimentos sísmicos, como México, Peru, Nicarágua e Japão. Este tapume é leve e por este motivo oferece maior segurança que o tapume tradicional. É um material ideal para favorecer o isolamento térmico e acústico. Adapta-se bem a qualquer tipo de clima. Por outro lado, é um material não combustível e em caso de incêndio as placas de gesso não inflamam (o efeito do fogo pode deteriorar uma placa de gesso, mas este material impede a propagação das chamas).

Do ponto de vista da construção, esta proposta também tem uma série de vantagens: montagem fácil, não precisa de ferramentas sofisticadas para sua instalação e é fácil de transportar. Em caso de dano nas placas de gesso, os reparos são simples.

Por sua instalação ser rápida, favorece a economia nas empresas de construção e esta circunstância pode afetar o preço final pago pelo consumidor.

Da mesma forma, não exige das misturas clássicas de cimento, o sistema drywall se destaca por sua limpeza.

Imagem: Fotolia. Angelov

Relacionados:

  1. Pisos Flutuantes
  2. Resina Epóxi
  3. Asbesto
  4. Cimentação
  5. Ácido Nítrico
  6. Subducção de Placas
  7. Anel de Fogo
  8. Arquitetura
  9. Domo
  10. Megalitismo