Conceito » Direito » Depravação

Depravação - Conceito, o que é, Significado

Quando uma pessoa tem um comportamento cruel ou violento, não respeita os outros e sua conduta é contra as regras morais da maioria, costuma-se dizer que é um depravado.

Em português empregamos alguns sinônimos, como pervertido, degenerado, libertino, devasso, entre outros. O substantivo correspondente a depravado é logicamente depravação.

Depravação sexual na história

Certas práticas sexuais podem ser consideradas ilícitas e imorais e, consequentemente, inaceitáveis. Do ponto de vista antropológico, a maioria das civilizações considera o incesto como um comportamento sexual depravado. Na verdade, a proibição do incesto é uma norma generalizada em toda a humanidade.

O conceito depravação sexual vem mudando ao longo da história. Entre os gregos da antiguidade era comum a homossexualidade, mas na Idade Média com o Cristianismo já havia estendido em grande parte do mundo e a homossexualidade era entendida como sinônimo de aberração e pecado.

Os bacanais romanos estavam destinados ao deus Baco que por sua vez se inspirava no deus Dionísio dos gregos. Nestas festas os homens das classes mais altas se reuniam para satisfazer seus impulsos sexuais com prostitutas e ainda bebiam e comiam.

Na Idade Média as bruxas foram perseguidas por levar uma vida luxuosa e depravada

Nos sabás (reunião das bruxas) não se evocava apenas o diabo, nelas as bruxas realizavam feitiços para obter favores sexuais

A pornografia, as práticas sadomasoquistas e algumas parafilias têm relação com o rótulo de depravação.

Personagens como o Marquês de Sade ou Giacomo Casanova são exemplos paradigmáticos de indivíduos que foram rotulados como depravados.

Crimes e genocídios

Certos crimes são especialmente repugnantes por serem realizados de forma brutal e implacável. Entre eles podemos destacar os crimes cometidos por Jack, o estripador. Embora nunca se soubesse realmente quem era este indivíduo, seu modo de operar sanguinário e brutal era conhecido (ele mutilava suas vítimas, extirpava seus órgãos e desfigurava a face).

Um genocídio ocorre quando um grupo humano é assassinado de forma violenta. No século XX este tipo de crime aconteceu na Ruanda, Guatemala, ex Iugoslávia ou na Armênia. Em todos eles há elementos em comum: violência, brutalidade e desprezo pelos seres humanos. Em uma palavra, depravação.

Imagem: Fotolia. luminate LLC

Relacionados:

  1. Concupiscência
  2. Lascívia
  3. Lesbofobia
  4. Estupro
  5. Castidade
  6. Satiromania
  7. Escala Kinsey
  8. Fustigação
  9. Moral Dupla
  10. Admissível