Conceito » Saúde » Convalescência

Convalescência - Conceito, o que é, Significado

Quando uma pessoa se recupera de uma doença, seu organismo precisa se restabelecer durante certo tempo. Assim, o período de recuperação é conhecido como convalescência e a pessoa que se encontra nesta situação é um convalescente. Durante este período, o organismo não está doente, mas ainda não se encontra totalmente recuperado. Portanto, podemos entender a convalescência como uma fase de transição entre a doença e a cura total. Se olharmos para a etimologia da palavra, este termo vem do latim convalescentia, que significa propriamente recuperar forças.

Como regra geral, durante o período de convalescência, o paciente deve tomar uma série de medidas: repousar o máximo, seguir uma boa dieta e respeitar as instruções dos médicos. De maneira complementar, para evitar o tédio é aconselhável realizar uma atividade estimulante e, por sua vez, sossegada, como ler, escutar música ou qualquer tipo de hobby que seja compatível com as diretrizes estabelecidas pelos médicos.

O período de convalescência depende do tipo de doença

Enquanto cada paciente tem uma resposta específica à doença, o período de recuperação depende, em geral, para cada patologia específica, bem como da idade e do estado geral de saúde do paciente. Neste sentido, a ideia de convalescência é muito ampla e flexível, desde alguns dias até vários meses.

Deve-se destacar que em alguns casos o convalescente precisa passar por um processo cirúrgico, portanto, é necessário superar os efeitos da anestesia, cuidar das feridas para prevenir infecções e permanecer um tempo em repouso absoluto. Em certas ocasiões, a convalescência vem acompanhada de algum tipo de reabilitação.

Exemplos ilustrativos

Uma operação de apendicite requer uma recuperação de dois ou três dias no hospital e, em seguida, é necessário umas duas semanas de repouso antes de voltar ao normal. Depois de uma rinoplastia, deve-se evitar esforços durante duas semanas aproximadamente e dormir com o rosto para cima.

Se um paciente faz uma cirurgia cardíaca, sua recuperação total terá aproximadamente uns três meses. Para que uma pessoa se recupere de um acidente vascular cerebral o período de convalescência pode durar um mínimo de seis meses, pois o cérebro precisa realizar exercícios de reabilitação neurológica.

O tempo de recuperação após uma cirurgia de quadril pode durar até quatro meses. Após uma cesariana, as mulheres precisam normalmente de dez dias para cicatrizar as feridas. Essas referências são uma estimativa aproximada, pois cada paciente tem suas particularidades físicas e psicológicas.

Imagem: Fotolia. Tyler Olson

Relacionados:

  1. Parvovírus Canino
  2. Golpe de Calor
  3. Estadia
  4. Anestesia Geral e Local
  5. Recaída (Saúde)
  6. Esgotamento
  7. Perinatal
  8. Neófito
  9. Tédio
  10. Analisar