Conceito » Cultura » Caricatura

Caricatura - Conceito, o que é, Significado

A caricatura é um tipo de desenho que representa geralmente o rosto de uma pessoa, distorcendo suas características faciais com uma intenção humorística.

Os desenhistas que empregam esta técnica são os caricaturistas e é um estilo caracterizado por sua elaboração rápida e engenhosa. Trata-se de uma modalidade artística muito popular, especialmente nas ruas concorridas pelos transeuntes e turistas, estes que podem solicitar este tipo de desenho aos artistas de rua que vivem disso.

A técnica utilizada é exagerar os traços faciais das pessoas retratadas para que possam ser reconhecidas no desenho, mas com uma imagem distorcida de si mesma. Normalmente os preços cobrados são populares e acessíveis. Enquanto reproduzem humoristicamente a fisionomia do retratado, são observados pelos pedestres que param para apreciar a habilidade técnica do caricaturista e de sua visão particular em relação ao cliente.

Não existe uma abordagem única para esta modalidade criativa

Há artistas que fazem caricaturas de pessoas famosas e nos jornais o humorismo gráfico emprega este estilo para ridicularizar ou criticar os personagens relacionados com a atualidade. Neste sentido, sua finalidade é satírica e contundente, uma vez que o desenho tem uma intenção social crítica. Em alguns casos, a caricatura é realizada de corpo inteiro, alterando também as características reais da pessoa retratada.

O mundo dos quadrinhos recorre a este estilo para criar personagens simpáticos e chamativos. Até mesmo na publicidade e no cinema esta forma de expressão é empregada. Entre os muitos exemplos que podem ser citados, há um único e exclusivo: a mascote de um cachorro utilizado como símbolo das Olimpíadas de Barcelona em 1992. Este cachorro se chamava Cobi e o artista que o criou é Javier Mariscal.

Há um sentido diferente da palavra caricatura

Quando alguém explica algo com a intenção de distorcer ou alterar uma realidade, pode-se dizer que está fazendo uma caricatura, ou seja, não está sendo fiel ao que descreve e apresenta alguns traços irreais. Ao descrever ou referir a uma pessoa caricaturizada, significa que ela está sendo ridicularizada. Trata-se de um ataque pessoal e que normalmente não tem um propósito humorístico, mas que simplesmente visa desacreditar a outra pessoa.

Etimologicamente, este termo provém do italiano caricare, que significa exagerar

Sendo o exagero o recurso mais precisamente utilizado para fazer caricaturas, seja como desenho, explicação falsificada ou crítica da realidade (este último caso é muito comum entre alguns humoristas).

Imagem: Fotolia. korneliaorban

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: