Bom Trato - Conceito, o que é, Significado

Por viver em sociedade, os humanos se relacionam uns com os outros em todas as áreas da vida, dentro da família, no trabalho, na escola ou na rua. Em qualquer circunstância há uma lei não escrita através da qual é desejável imperar o bom trato entre os indivíduos.

Em que consiste o bom trato?

Embora não haja uma definição clara e definitiva a respeito do que é o bom trato, é possível mencionar algumas das suas principais características:

- Adoção de uma postura respeitosa e tolerante para com os demais;

- Uso de certas normas da educação compartilhada;

- Capacidade de sentir compreensão e proximidade pelos semelhantes, o que na maioria das vezes conhecemos como empatia;

- Trato amável nas relações pessoais;

- A não imposição aos demais de suas próprias ideias;

- Predisposição em ajudar quem necessita;

Pode-se dizer que estas características mencionadas são ingredientes próprios do que é considerado um bom trato. Neste sentido, o bom trato está associado a uma série de valores como a tolerância, o respeito e a generosidade. Obviamente, o outro lado da moeda consiste em uma série de condutas negativas, tais como: ir contra as normas da educação, ser intolerante, egoísta, agressivo ou ordinário.

O bom trato falso

Umas das peculiaridades humanas mais características é a mentira. O bom trato pode ser sincero e autêntico ou, pelo contrário, hipócrita e falso. Embora não seja possível diferenciar facilmente um do outro, é evidente que há pessoas que se protegem através do bom trato como mecanismo de manipulação ou como forma de manter as aparências. Desta maneira, quando alguém quer ganhar confiança de outra pessoa, o bom trato é uma boa maneira de fazer isso.

Expressões como “Parecia encantador!” ou “Era um homem muito educado” são utilizadas com frequência para referir às pessoas que foram descobertas como fraudadores ou trapaceiras e, portanto, seu bom trato não era mais do que uma estratégia.

Os vários lados deste conceito

Do ponto de vista ético, o bom trato é considerado como um princípio moral universal, uma vez que é um conceito que pode ser entendido por qualquer ser humano do planeta.

Já do ponto de vista da psicologia, é um mecanismo que nos ajuda a sentir melhor, pois tratamos os outros como gostaríamos de ser tratados. Sob a perspectiva da vida cotidiana, as relações humanas são enriquecidas quando se prática a boa convivência, ou seja, o bom trato.

Imagem: Fotolia. picnote

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: