Conceito » Ciência » Aranhas e a Aranha-violino

Aranhas e a Aranha-violino - Conceito, o que é, Significado

As aranhas são animais invertebrados. Têm oito patas e é um das criaturas mais fascinantes existente na face da Terra. Existem milhares de espécies em todos os continentes, exceto na Antártida. Podem sobreviver quase em qualquer habitat e inclusive no meio aquático.

Quanto à sua classificação zoológica, pertencem à família dos aracnídeos, que também incluem escorpiões e carrapatos. Portanto, as aranhas não são consideradas insetos. A principal diferença entre ambos está no número de patas, pois as aranhas têm oito e os insetos apenas seis, bem como seus corpos estão divididos em duas partes em vez de três. Ao contrário dos insetos, não dependem das antenas ou das asas para movimentar-se.

Estes animais são tão inquietantes que algumas pessoas sentem fobia; este fenômeno é conhecido como aracnofobia.

A fabricação das teias de aranhas

Estes animais são famosos pelo tecido de suas teias, das quais são usadas para agarrar suas vítimas. Possuem glândulas especiais na ponta do seu abdômen e com elas produzem o fio da teia de aranha. Com este tecido podem alimentar-se de insetos, especialmente os insetos voadores. Os pelos curtos que revestem suas patas lhes permitem ser mais sensíveis ao tato e com elas sentem as vibrações de suas vítimas.

Em certas ocasiões, guardam seus alimentos para consumir depois, durante este período sua vítima é envolvida em um fio. Com suas patas especiais se engancham aos fios da teia de aranha e assim pode mover-se por todos os lugares. Além de agarrar suas vítimas ou alimentos é através do fio que fabricam que podem proteger seus ovos ou então refugiar-se da ameaça de algum predador. Todas as aranhas produzem fio, mas nem todas fazem teias de aranha.

A aranha-violinista pode ser muito perigosa

Trata-se de uma pequena aranha que, apesar do seu tamanho, apresenta um veneno poderoso que em alguns casos pode causar a morte de um ser humano. O nome científico deste aracnídeo é loxosceles laeta, mas popularmente tem outros nomes como reclusa marrom, aranha marrom, aranha do rancor, aranha café ou a mais comum aranha-violino, assim chamada por parecer-se com um violino invertido.

Este aracnídeo normalmente habita as áreas desérticas, geralmente passa despercebido e é especialmente ativo durante a noite. Sua mordida provoca necrose da pele e dos tecidos. Atualmente já existe um antiveneno para neutralizar a substância venenosa da aranha-violinista.

Imagem: Fotolia. abet

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: