Conceito » Cultura » Alebrijes

Alebrijes - Conceito, o que é, Significado

Há inúmeras criações artesanais em todos os cantos do mundo. No México, a construção de alebrijes é muito popular, são figuras feitas de papelão, camadas de papel machê e tiras de de jornal. Estas figuras representam algum animal fantástico e são relativamente recentes, uma vez que foram inventadas no século XX pelo artista mexicano Pedro Linares López (1906-1992).

Alguns carroceiros mexicanos conseguiram transformar o papelão das ruas em arte

Estas figuras de papelão são colocadas à venda normalmente durante a época da Páscoa e são penduradas em um foguete para serem queimadas nas festas populares.

Vale destacar que são criações únicas e feitas à mão sem nenhum processo industrial. Os artesãos que trabalham estas peças são conhecidos como "cartoneros". Em alguns territórios do México os alebrijes não são feitos com papelão, mas sim com madeira de copal.

Um breve esboço do criador

Pedro Linares começou a desenvolver sua atividade artesanal na capital do México quando ainda era uma criança. Vivia na extrema pobreza e o papelão era o material mais útil e econômico para criar alguma estrutura artística. Segundo alguns testemunhos, esta habilidade foi herdada de seu pai, que também lhe ensinou a arte da cerâmica e a fabricação de pinhatas. Suas primeiras criações eram simples máscaras de cores e figuras muito simples.

Conforme relatado por alguns de seus familiares diretos, em 1936, sofreu uma forte úlcera que o fez desmaiar. Esta circunstância fez com que perdesse a consciência e mergulhasse em um sono profundo e estranho. Imerso no sonho e muito próximo da morte, Pedro Linares teve a visão de figuras estranhas. Quando acordou, contou a sua família o aspecto misterioso de alguns seres irreais e em poucos dias criou sua primeira alebrije.

Esta palavra também foi uma invenção sua, pois a ouviu enquanto estava apagado. Deste modo, as máscaras originárias adquiriram um novo espírito e assim foram criados os alebrijes.

Em pouco tempo a arte de Pedro Linares contou com o reconhecimento de dois artistas mexicanos de primeira ordem: Diego Rivera e Frida Khalo

Já na idade adulta, seus três filhos aprenderam que o ofício de “cartonero” e os alebrijes se tornaram um artigo popular muito valorizado na capital do México.

Nos anos 70, a cineasta Judith Bronowski realizou um documentário sobre este novo artesão. Em 1990, foi premiado com uma das maiores distinções, o Prêmio Nacional de Ciência e Artes.

Seus alebrijes foram reconhecidos nos Estados Unidos e em vários países europeus. Na véspera de sua morte esteve trabalhando em uma de suas peças.

Imagens Fotolia: David, Jesus

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: