Conceito » Cultura » A Chorona

A Chorona - Conceito, o que é, Significado

Algumas lendas estão rodeadas de mistério e são uma mescla de tradição oral popular e fantasia. Umas dessas lendas é A Chorona, um relato que faz parte da tradição cultural latino-americana e que em cada território apresenta sua própria versão.

A versão mexicana

Segundo a lenda, na época das colonizações havia uma jovem de grande beleza que era filha de espanhol e de um indígena. Seu rosto, seu sorriso e seu olhar deixavam os homens apaixonados. Ela se chamava Susana e após apaixonar-se perdidamente por um nobre espanhol chamado Santiago, teve três filhos com ele. No entanto, não se casaram, pois Santiago se esquivava e preferia não comprometer-se por sentir vergonha da origem impura de Susana.

Assim, ele decidiu casar-se com outra mulher. No dia do seu casamento Susana apareceu vestida de noiva e com um véu que lhe cobria o rosto para poder passar como sua esposa. Ela se aproximou do seu amante e após abraçá-lo o esfaqueou até a morte. Seu ódio e desespero fizeram com ela fugisse para a floresta e num ataque de nervos matou seus três filhos e em seguida tirou sua própria vida.

Desde então, sua alma percorre a floresta e as margens dos rios. Alguns afirmam avistá-la passeando sozinha e chorando, pois a culpa pela morte dos seus filhos não tem permite ninguém descansar em paz. É popularmente conhecida como A Chorona, segundo dizem, se ela encontra um homem em seu caminho, ela acredita que é seu amado Santiago e pode matá-lo.

Uma lenda que faz parte da tradição latino-americana

Na tradição popular peruana os personagens do relato têm outros nomes e a história apresenta um contexto social diferente. Na Colômbia há uma lenda praticamente idêntica, com algumas pessoas que dizem ter visto A Chorona afirma que seu rosto é equivalente a uma caveira e que em seu nariz está pendurado o cordão umbilical de um de seus filhos. Na Bolívia, conta-se que o fantasma da Chorona percorre os lugares mais remotos à procura dos seus filhos. Entre os venezuelanos, costuma-se dizer que esta mulher entra nas aldeias durante a noite, onde é possível escutar o seu choro de dor.

Independentemente das diferentes versões, há três relações possíveis. Alguns dizem que já viram A Chorona, outros duvidam e não sabem se devem ou não acreditar nessa história e, finalmente, há aqueles que dizem que tudo isso não se passa de uma mentira, que é apenas uma de tantas lendas de origem desconhecida.

Os pesquisadores desta história afirmam que se trata de um relato cuja origem remota se encontra na mitologia dos povos indígenas da América Latina.

A fama da Chorona é inegável e sua história continua sendo contada na América Latina como se em qualquer momento pudesse aparecer a alma desta misteriosa mulher.

Imagem: Fotolia. lenka

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: