Tempo - Conceito, o que é, Significado

TempoO tempo se refere a uma medida que explica a duração e as mudanças observadas em qualquer aspecto do universo. É uma circunstância intuitiva que se relaciona com as mudanças das coisas e suas relações. Do ponto de vista físico, existiram várias teorias que explicaram esta variável sob diferentes hipóteses. Na atualidade e graças à teoria da relatividade, considera-se que o tempo é relativo e dependente de outras variáveis como o espaço. Este tipo de abordagem significou uma verdadeira revolução no século XX e possibilitou a contemplação do universo sob outras hipóteses que deram uma concepção maior de suas origens e processos.

O tempo permite classificar os acontecimentos em um eixo que faz alusão ao passado, ao presente e ao futuro. O passado explica o que já aconteceu, o presente mostra o que está acontecendo no momento e o futuro o que irá acontecer. Na mecânica clássica, este tipo de abordagem é absoluto para qualquer acontecimento, ou seja, dois observadores podem classificar um determinado acontecimento como parte do passado, presente ou futuro de modo consciente. No entanto, para a teoria da relatividade, este tipo de abordagem não está correto, sendo impossível um único modo de avaliar estes acontecimentos. Simplificando a questão, podemos dizer que o tempo está relacionado ao movimento.

O tempo foi motivo de medição desde a antiguidade, através de elementos primitivos como o relógio do sol que mede a variação da sombra, ou o relógio de areia que calcula um período de tempo em função da passagem de um punhado de areia de um recipiente ao outro. No entanto, atualmente a medição é feita por especialistas que mostram dados precisos. O relógio atômico é o mais preciso que pode ser encontrado. Desta variante, há uma nova invenção que apenas pode atrasar um segundo a cada trezentos milhões de anos.

Vale destacar que para os gregos da antiguidade, o tempo era considerado uma divindade, circunstância compartilhada pelos romanos. No primeiro caso era chamado de Cronos e no segundo de Saturno. Havia um pacto com Titã para devorar seus filhos. Esta circunstância tem sido considerada emblemática para determinar o tempo dos mortais. Sobre este tema, existe um famoso quadro de Goya que ilustra a situação.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: