Visualização - Conceito, o que é, Significado

Visualizar é um conceito relacionado com a ação de ver algo. Entretanto, não se trata de um processo convencional como uma pessoa que vê algo através de seu sentido de visão, mas que é baseado na imaginação e no pensamento.

Nossa mente é capaz de projetar imagens, uma realidade que não existe propriamente, mas que criamos mentalmente porque temos uma faculdade específica para isso: a imaginação.

A visualização é uma técnica de projeção de imagens agradáveis com o fim de transformar estas projeções em realidade

Este exercício da mente pode ser de grande utilidade em vários campos ou diferentes áreas.

Um dos elementos característicos desta técnica é a criatividade das imagens, isto é, nossa imaginação tem a capacidade de aperfeiçoar as ideias, as sensações ou as visões de qualquer tipo. Neste sentido, não devemos esquecer que antes de existir algo na realidade, já existia em nossa mente, seja um desenho, um edifício ou um projeto qualquer.

A visualização deve ser entendida como um método de autoajuda, de estímulo positivo para ajudar a satisfação pessoal.

Sentir-se melhor e sarar, o êxito pessoal

Cientificamente está provado que nossa mente tem certo poder na hora da curar, aliviar ou melhorar nosso estado físico. Nesta linha, projetamos uma imagem positiva em relação à determinada dor, este exercício suaviza a sensação de incômodo, podendo até mesmo desaparecer.

Algumas pessoas que tiveram muito sucesso em sua carreira profissional afirmaram que antes de conquistar a vitória tiveram uma imagem deste fato. Não de forma mística ou fantasiosa, mas foram treinando sua imaginação para criar a imagem de um futuro bem sucedido.

No mundo do esporte, os psicólogos indicam a visualização da vitória

Trata-se de projetar uma imagem completa de tudo o que se encontra relacionado ao êxito esportivo: visualizar as sensações físicas, a emoção e o instante preciso da vitória.

Assim como em certas ocasiões visualizamos o fracasso e nos imaginamos em uma situação miserável (como uma suspensão ou uma demissão de trabalho), é possível realizar o exercício inverso: a visualização positiva daquilo que almejamos.

Os especialistas em visualização consideram que este procedimento cria determinada atmosfera e que se transforma num elemento fundamental para conseguir tal objetivo.

Imagem: iStock. portishead1

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: