Conceito » Cultura » Veemência

Veemência - Conceito, o que é, Significado

O termo veemência é utilizado para fazer referência a um tipo de atitude tomado pelos humanos diante de determinadas situações. A veemência envolve sempre paixão e compromisso total com a defesa de determinada postura, ideia ou situação, embora em muitos casos seja vista de maneira negativa por significar impulsividade ou exagero, já em outros estabelece um alto nível de compromisso e clareza de ideias.

É por isso que a veemência como forma de agir é apropriada para algumas áreas, mas não para todas (por exemplo, não é recomendada em áreas formais e trabalhistas).

Quando alguém analisa etimologicamente a palavra veemência, descobre que este termo vem do latim, mais especificamente do termo vemens

Neste sentido, ve significa em latim "fora de" ou "afastado", enquanto mens equivale justamente à "mente". Assim, podemos entender que a palavra veemência pode significar literalmente afastado da mente, obscurecido ou irracional.

Isto tem sem dúvida uma visão negativa sobre esta palavra, pois quer dizer que um indivíduo que age com veemência faz isso de maneira irracional, sem pensar ou sem raciocinar. É por isso que muitas vezes a ideia de veemência ou de alguém que é veemente pode nos levar a pensar que seja uma pessoa muito impulsiva, que não para de pensar em suas ações ou palavras, que age mais com emoção do que com a razão e em muitas vezes com violência.

Entretanto, o termo veemência também tem um sentido positivo, do qual estabelece a noção de compromisso e defesa de determinados valores

Independentemente de quais sejam estes valores, o que importa neste sentido é o bom senso e a maneira de comprometer-se com os mesmos que uma pessoa pode demonstrar.

Muitas vezes se faz presente quando são abordados temas como questões políticas, esportes, formas de entender o mundo ou inclusive estilos pessoais, uma vez que todos esses estabelecem as escolhas da pessoa e que formam sua identidade e seu modo de ser.

Imagem: Fotolia. longquattro

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: