O titânio é um elemento da natureza, mais especificamente um metal de transição (os metais de transição se caracterizam por serem bons condutores de calor e eletricidade). O símbolo químico do titânio na tabela periódica é Ti, seu número atômico é 22 zahl, sua massa atômica é 47,90 g/mol e seu nível de oxidação é 4.
O titânio em estado compacto é um metal de cor branca, brilhante e duro, mas bem quebradiço se exposto ao frio. É um metal muito maleável e dúctil. O titânio em seu estado puro é solúvel em água quente e insolúvel em água fria. O titânio reage com o oxigênio a 610 centígrados para formar dióxido de titânio e com o nitrogênio a 800 centígrados para formar o nitreto de titânio. Como curiosidade, deve-se lembrar de que o titânio é o nono elemento mais existente da crosta terrestre e normalmente se encontra misturado com outras rochas. É um metal muito resistente à corrosão e uma leveza excepcional.
No final do século XVIII, a ciência e especialmente a mineração viveram um momento de ebulição. Neste contexto, o clérigo inglês William Gregor encontrou um pó branco após calcinar a ilmenita. O resíduo descoberto foi o óxido de um metal que inicialmente recebeu nome de manaccanita. A princípio, o descobrimento de um novo metal não foi avaliado como uma descoberta relevante.
Entretanto, poucos anos depois, o químico alemão Martin Heinrich Klaproth retomou as investigações e considerou que o nome empregado não era educado, assim decidiu chamar o metal de titânio em homenagem aos titãs da mitologia grega. Neste sentido, as propriedades químicas deste metal recordavam a fortaleza física de algumas divindades que representavam as diversas forças da natureza (Cronos, Oceano, Tétis, Reia, entre outros titãs).
As características particulares do titânio tornaram este metal muito apreciado em diversos setores. É utilizado nas centrais térmicas devido a sua grande condutividade na transmissão de energia. A indústria automobilística valoriza sua leveza e neste sentido permite que este metal não seja tão pesado em alguns veículos.
Na fabricação de armas é utilizado como material de blindagem e na indústria aeronáutica é empregado por sua elevada resistência às altas temperaturas. Sua utilidade se estende a diversos campos: a relojoaria, aos materiais e utensílios esportivos ou como elemento decorativo.
Foto: iStock, in-future
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2015). Conceito de Titânio. Em https://conceitos.com/titanio/. São Paulo, Brasil.