Conceito » Psicologia » Tipos de Personalidade

Conceito de Tipos de Personalidade

Cada tipo de personalidade expressa alguns traços de comportamento habitual das pessoas. Carl Jung acredita que existem quatro funções essenciais para o ser humano: sentir, intuir, pensar e perceber. Para cada tipo de personalidade existem características deste tipo, no entanto, existem algumas que são mais desenvolvidas que outras.

Identificando o caráter

O caráter extrovertido é típico das pessoas que focam principalmente o exterior. Ou seja, são pessoas sociáveis e inquietas que contam com uma vida social intensa. Portanto, procuram encontrar uma boa dose de referência pessoal com os demais, assim, no campo social podem ver e ser vistos.

Geralmente, procuram adaptar-se a situações com relativa facilidade. Pelo contrário, o caráter introvertido é próprio das pessoas que tendem a focar em seu interior como um bem essencial. Ela passa a recriar-se em seus sentimentos e emoções.

As figuras de estudo segundo Carl Jung

1. O reflexivo introvertido é a pessoa que conta com uma vida intelectual rica em tonalidades, porém é aquela que não se sente cômoda na relação com os demais. Sua vida intelectual lhe projeta uma imagem de interesse para com os demais.

2. As pessoas de personalidade sentimental extrovertida apresentam grandes habilidades de empatia e sensibilidade para estabelecer laços com os demais. Em contrapartida, são vulneráveis diante do vácuo social ou da rejeição por parte do próximo.

3. O sentimental introvertido é aquela pessoa que se sente confortável na solidão, que gosta de passar despercebida nos eventos sociais. Na verdade, ela tende a evitar tudo o que está relacionado à multidão e massa popular.

4. A personalidade intuitiva introvertida são pessoas que como seu próprio nome indica tem uma grande intuição. Às vezes parece que podem ler os pensamentos alheios ao intuir o tipo de comportamento.

5. A intuitiva extrovertida é própria das pessoas que amam a aventura. São pessoas que gostam de improvisar novos planos devido a uma agenda muito ativa. Esta perspectiva de aventura é também reflexo das pessoas que tendem a concentrar em si mesmas.

6. O indivíduo perceptivo extrovertido é aquele que busca o prazer. Por exemplo, é uma pessoa que adora uma boa comida.

7. A personalidade do perceptivo introvertido é própria de pessoas que têm uma personalidade artística graças às competências sensoriais.

8. O sentimental introvertido é aquela pessoa que tende a ser solitária e que projeta uma imagem de nostalgia constante que a liga ao passado. O fato de ser solitária não significa que seja egoísta, já que este tipo de personalidade mostra também a atenção habitual para com as necessidades alheias.

Imagem: Fotolia. Sangoiri

Relacionados:

  1. Personalidade
  2. Personalidade Jurídica
  3. Perfil Psicológico
  4. Psicossocial
  5. Indivíduo
  6. Temperamento
  7. Pessoas Tóxicas
  8. Identidade Pessoal
  9. Fisionomia
  10. Megalomania