A palavra subjetivo indica aquilo que pertence ao sujeito e refere-se a tudo que está relacionado a ele e que está em clara oposição ao mundo externo.
Também, o modo de pensar ou sentir que cada indivíduo tem, será designado com a palavra subjetivo. No entanto, o termo subjetivo também se constitui como a principal oposição do conceito objetivo, porque ao contrário e em total oposição, objetivo é tudo aquilo que é relacionado ao objeto em si e não como o subjetivo que refere ao nosso modo particular de ver e pensar as coisas. Quando algo existe realmente, muito acima e fora do sujeito conhecedor, quer dizer, sem colocar essa carga pessoal tão própria do subjetivo, se chama ou se diz que é objetivo.
Muitas vezes considera-se que, por exemplo, se em nosso trabalho se paira sobre qualificar, julgar e apreciar a favor ou contra determinada performance do outro, a tarefa pode ser realizada de forma eficaz e correta desde que essa pessoa objeto da atenção não seja alguém próxima de nossos afetos ou desafetos, conforme corresponda o caso, porque esta questão pessoal, está comprovada em muitas situações, que pode influenciar na hora de ter que pender-se a favor ou contra em determinada situação.
O tema do objetivo e do subjetivo tem uma vasta análise através da Filosofia, que analisou a questão em profundidade. Para a Filosofia, o subjetivo refere-se às interpretações que tendem a fazer sobre qualquer aspecto da experiência e é por isso que eles são acessíveis apenas para o indivíduo que os experimenta, e que a mesma experiência pode ser vivida nas mais variadas formas de um indivíduo para outro.
Com base nestas experiências, o sujeito elabora opiniões próprias e pessoais ligadas a estas que serão subjetivas.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2013). Conceito de Subjetivo. Em https://conceitos.com/subjetivo/. São Paulo, Brasil.