Conceito de Steelbook

O steelbook é um formato de case/apresentação visualmente enriquecida e material dedicado à valorização do produto e à prática do colecionismo. Originalmente incorporado à indústria de videogames, foi rapidamente adotado pela sétima arte, na tentativa de manter a atenção do público na aquisição de filmes e séries, ameaçado pela ascensão do fenômeno streaming. Criado pela empresa dinamarquesa Scanavo, o primeiro dos steelbooks foi o videogame Killzone para o console Sony PlayStation 2, lançado em 2004. Dessa forma, percorreu primeiro os mercados europeus e depois se expandiu para os Estados Unidos e o resto do globo.

O steelbook possui uma camada de metal muito fina na frente e atrás, justificando seu nome, o que lhe permite um efeito de coloração metálico brilhante. Ambas as capas são unidas por uma lombada, também de metal e com uma criatividade trabalhada separadamente e visível ao colocar o steelbook de lado, aderindo-se juntas a um corpo de plástico translúcido, possibilitando também a colocação de artes ao abrir a caixa. Da mesma forma, peças plásticas são utilizadas na parte interna e na montagem. Dependendo do design, podem conter até seis discos, o que ocorre por exemplo no caso de querer incluir todas as temporadas de uma série, como Friends, ou um bom número de filmes associados a uma marca como a Marvel. Mas é propenso a arranhões, portanto, certos cuidados devem ser tomados, como evitar que caia no chão ou em mãos/garras que não tenham noção do que se trata.

Normalmente, artes especialmente desenhadas são projetadas na capa e contracapa, bem como na parte interna, diferenciando-as da versão padrão. Da mesma forma, pode ser incluído um segundo disco com conteúdo extra, como cenas inéditas ou entrevistas, ou em qualquer caso pode ser adicionado a um único disco. O objetivo é fazer a diferença.

Dinâmica de valor acrescentado

A série Game of Throne lançou inúmeras propostas, uma das quais foi apresentada em steelbook com uma peculiaridade interessante, da qual em cada uma de suas temporadas acompanhava o emblema de uma das principais casas/famílias, ou seja, não chega com o steelbook, ainda se buscam maiores acréscimos e formas criativas de dar valor a conteúdos que podem ser alcançados com extrema facilidade de forma intangível.

A técnica de utilização de tintas que permitem o efeito Glow in the Dark é uma modalidade apresentada em alguns casos, como Terminator 2, e nos oportunos videogames Luigi’s Mansion 3 e Casper.

Preços relativamente competitivos

No mercado de videogames os valores dos títulos são, por si só, elevados, portanto aumentá-los ainda mais para obter certa exclusividade, ou apenas algumas artes elegantes, limita as possibilidades. Além disso, os videogames tendem a perder relevância com o passar do tempo, independente da importância que possam ter no momento, seja um Final Fantasy, Zelda, Metal Gear ou Mortal Kombat, e sabe-se que haverá um edição nova e melhorada da saga, a nível gráfico e jogável, como dois fatores essenciais na avaliação de qualquer jogador.

Já no cinema os preços são mais competitivos e há uma maior temporalidade. Embora as tecnologias de produção avancem continuamente, o enredo de um filme é um dos elementos principais. Embora o preço inicial seja significativo, é comum ver promoções que traduzem o valor para metade ou até menos. Porém, isso também acontece com as versões padrão.

A valorização do steelbook como item de colecionador surge quando ele está oficialmente esgotado, abrindo o mercado paralelo para colecionadores, através do eBay e outros espaços de compra e venda. Porém, oportunidades sempre são encontradas. Dependendo da idade, da quantidade vendida e da demanda do público, os preços são construídos. Por exemplo, o filme mais valorizado da Marvel é Pantera Negra, após a morte do ator principal, Chadwick Boseman (1976-2020), Wakanda Forever.

A questão do steelbbok é que o foco do produto não é o videogame ou o filme em si, mas sim sua apresentação, para sua apreciação e reconhecimento em um estado tangível que pode ser preservado ao longo do tempo, em paralelo a uma corrida constante de conteúdos que nem se consegue acompanhar, entre as plataformas de streaming Disney+, HBO Max e a revolucionária Netflix que traçou o caminho dos seus adversários.

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (Outubro 2023). Conceito de Steelbook. Em https://conceitos.com/steelbook/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre