Conceito de Sociabilidade

Agustina Repetto | Julho 2023
Licenciada em Psicologia

A sociabilidade é um aspecto da personalidade referente à maneira como as pessoas tendem a se relacionar com as outras. Do ponto de vista da psicologia, pode ser definido como o grau em que uma pessoa procura estabelecer relações próximas e estreitas com os outros. Portanto, quanto maior a sociabilidade, maior a necessidade de estabelecer vínculos com outras pessoas. Ressalta-se que a sociabilidade não implica necessariamente ter muitos amigos, mas se refere à capacidade de estabelecer relacionamentos próximos e significativos. Da mesma forma, a sociabilidade pode influenciar a maneira como as pessoas respondem a situações sociais estressantes ou conflituosas. Assim, pessoas com alta sociabilidade podem ser mais capazes de lidar com situações sociais difíceis e resolver conflitos de forma eficaz.

A importância da sociabilidade

SociabilidadeAs relações interpessoais são essenciais para a vida das pessoas. Vários estudos têm mostrado que problemas neste nível estão relacionados com menor satisfação e maior risco de desenvolver transtornos psicopatológicos. De fato, buscar ajuda psicológica para conflitos interpessoais é um dos motivos mais frequentes pelos quais as pessoas procuram tratamento.

A teoria dos cinco grandes traços de personalidade considera a sociabilidade como uma característica das pessoas mais extrovertidas. Nessa perspectiva, é entendida como a tendência de uma pessoa em buscar e desfrutar da companhia de outras pessoas.

Embora a sociabilidade possa ser um traço inato da personalidade, ela também pode ser desenvolvida e fortalecida por meio da interação social e da prática de habilidades sociais. A falta de habilidades sociais e a timidez podem dificultar o estabelecimento de relacionamentos interpessoais satisfatórios, mas existem técnicas e terapias que podem ajudar a superar esses obstáculos.

É importante ter em mente que existem diferentes tipos de problemas interpessoais e que a sociabilidade pode influenciar a forma como uma pessoa lida com esses problemas. Portanto, compreender a importância das relações interpessoais e da sociabilidade pode ser fundamental para promover a saúde e o bem-estar psicológico das pessoas. Nesse sentido, a prática de habilidades sociais e a busca por ajuda psicológica podem ser ferramentas úteis para melhorar a sociabilidade e o gerenciamento de problemas interpessoais.

A Sociabilidade na era digital

O avanço tecnológico e o uso cada vez mais massivo de ambientes virtuais têm gerado um grande debate sobre como isso afeta nossas relações sociais e culturais. A interação nesses ambientes é vista como volátil, mutável, fluida e instável, mas isso significa que a sociabilidade não pode ser produzida?

Uma interessante investigação, realizada em 2004, sobre a sociabilidade em fóruns virtuais identifica três quadros de significação que exploram sua construção e desenvolvimento. O primeiro trata de como nos ambientes virtuais o corpo coletivo substitui o corpo físico como ponto de referência. No fórum, por exemplo, os participantes adquirem e desenvolvem habilidades para interagir e se comunicar de forma eficaz, o que gera senso de realidade e comprometimento, e por sua vez mostra que é possível gerar sociabilidade em um espaço virtual.

O segundo quadro é o posicionamento e constitui o núcleo central do fórum. Posicionamento é o que dá sentido à interação em cada episódio e o que o torna um espaço social e cultural. No fórum, os participantes podem assumir diferentes posições e papéis, como moderador ou crítico, e estabelecer práticas e discursos que possibilitem entender e dar sentido à interação no espaço virtual.

O último refere-se ao conjunto de declarações que os usuários fazem em ambientes virtuais. As declarações não são apenas uma forma de se apresentar, mas também representam uma imagem generalizada dos outros.

A princípio, várias conclusões podem ser tiradas do que é proposto pela investigação. Por um lado, sustenta-se a especificidade da produção da sociabilidade na tela. Por outro lado, uma comunidade virtual é definida como a distribuição de responsabilidades e compromissos que derivam de qualquer posição adotada dentro dela. Por fim, afirma-se que a sociabilidade também pode ser produzida em ambientes virtuais por meio da interação e do posicionamento, o que abre um novo campo de estudo sobre como a tecnologia está transformando nossas relações sociais e culturais.

Artigo de: Agustina Repetto. Graduada em Psicologia, pela Universidade Nacional de Mar del Plata. Atualmente é pós-graduanda em Sexualidade Humana: sexologia clínica e educacional a partir da Perspectiva de Gênero e Direitos Humanos.

Referencia autoral (APA): Repetto, A.. (Julho 2023). Conceito de Sociabilidade. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/sociabilidade/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre