A siderúrgica é um ramo da indústria metalúrgica dedicado à transformação do ferro. Este mineral é transformado normalmente em forno alto através de uma instalação que o funde em uma cápsula cilíndrica por onde o combustível sólido do coque se submete a reações químicas transformando-o em ferro.
A obtenção do ferro na indústria siderúrgica está destinada a outro metal, o aço. No entanto, existem aços que são obtidos diretamente do ferro velho.
Todos os produtos obtidos do ferro fazem parte da indústria siderúrgica, indústria que possui uma série de metais de grande valor estratégico (o volfrâmio, o níquel, o cromo e o magnésio). A partir desses metais é possível fabricar uma variedade de utensílios relacionados a todo tipo de atividade econômica, tais como a construção civil, a indústria automobilística, a indústria naval, as máquinas pesadas, etc.
Até o final do século XVIII, o ferro era obtido após esquentar camadas de mineral de carvão vegetal em fornos de vários metros de altura. O resultado desse processo era uma massa de ferro trabalhado em fogo vivo posteriormente submetido a intensos golpes de martelo (assim se conseguia o ferro). Os fornos consumiam tanto carvão que a madeira começou a ficar escassa. Devido a isso surgiu a necessidade de buscar outro tipo de combustível. A Grã Bretanha passou a produzir jazidos de carvão mineral, porém com certa dificuldade.
No início do século XVIII foi encontrada uma solução: utilizar o coque, derivado do carvão mineral, nos altos fornos e assim obter a hulha. Para ativar a combustão nos fornos do coque era necessário injetar uma intensa corrente de ar através da máquina de vapor. Desde então, a indústria siderúrgica começou a fabricar tubos, vigas e chapas, elementos básicos das indústrias pesadas. Este processo industrial foi base de uma nova era, conhecida como Revolução Industrial.
No século XIX, o desenvolvimento industrial se estende desde a Grã Bretanha até o resto dos países da Europa Ocidental. Os procedimentos para tornar o ferro em aço são muito caros, porém em 1850 foi criado um conversor que transformava o ferro em aço. Esta mudança na indústria siderúrgica trouxe consequências para a indústria metalúrgica, indústria têxtil, máquinas agrícolas e para a fabricação de todo tipo de ferramentas.
Foto: iStock, Image_Source_
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (dez., 2015). Conceito de Siderúrgica. Em https://conceitos.com/siderurgica/. São Paulo, Brasil.