A represa é uma construção do tipo hidráulica. Sua finalidade é reter a água dos aquíferos e dos rios como forma de armazenamento para ser utilizada depois pelos moradores de uma comunidade ou cidade qualquer.
Estas obras hidráulicas se desenvolveram na antiguidade na qual os aquedutos romanos foram as primeiras construções projetadas como represas. Sua origem se encontra nas áreas onde a água era escassa e de difícil obtenção. Além de abastecer a população com água, tinham também a função do abastecimento agrícola. A principal ideia da antiguidade continua vigente na atualidade e as mudanças realizadas são exclusivamente técnicas.
As represas são construídas geralmente entre duas montanhas e no leito dos rios. Essa água forma um lago que leva a água doce até às áreas agrícolas e a toda população através de um canal de tubulação. Neste sentido, deve-se levar em conta que as represas têm um valor estratégico, pois o controle de água é imprescindível tanto para a vida como para o desenvolvimento econômico.
Durante os séculos XIX e XX, as nações mais prósperas se deram conta da importância da bacia dos rios e iniciaram as construções para controlar o uso da água. As represas se tornaram obras fantásticas e grande símbolo de progresso.
Normalmente são construídas a partir de uma estrutura de concreto de grande envergadura. As represas se tornaram também plataforma de produção de energia e por isso são chamadas de represas hidroelétricas. Utiliza-se a energia da água para formar um lago artificial e assim são ativadas as turbinas que produzem a eletricidade. Os geradores hidroelétricos de algumas represas produzem milhões de quilowatts de energia e assim permitem iluminar cidades com milhões de habitantes.
Um dos aspectos problemáticos destas construções é a necessidade de desviar o curso dos rios na maioria dos casos. Esta circunstância envolve os habitats naturais que são afetados de maneira evidente. Por este motivo, os movimentos ecologistas são contrários a algumas represas, pois o progresso que proporcionam é relativo e discutível. Sem dúvida, os partidários de sua construção argumentam que a função dessas represas é sinônimo de progresso (fornecem e criam energia, além de impedir possíveis inundações dos rios).
Foto: ollo I iStock
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2015). Conceito de Represa. Em https://conceitos.com/represa/. São Paulo, Brasil.