Trovão - Conceito, o que é, Significado

Quando ocorre uma tempestade, a base de uma nuvem é carregada eletricamente como consequência do congelamento das gotas de água que ela possui. No momento em que a eletricidade estática alcança a voltagem suficiente para salvar a camada de ar entre a nuvem e o solo acontece um relâmpago, transferindo energia a Terra.

Em sua breve viagem à atmosfera, o raio esquenta as moléculas de ar expandindo-se em uma fração de segundos. Esta expansão rápida e intensa origina um estrondo sônico, ou seja, um trovão.

Análise do trovão

Como o som viaja mais lento do que a luz, primeiro se observa o relâmpago e depois se ouve o barulho do trovão. Para calcular a distância em metros que se encontra a tempestade, deve-se multiplicar 340 pelos segundos que mediam entre o raio e o trovão.

O trovão é um fenômeno meteorológico que atualmente é explicado a partir de critérios extremamente científicos.

O trovão na mitologia

Na antiguidade, os fenômenos naturais eram explicados através dos mitos, pois eram desconhecidos os processos da natureza. Na mitologia grega, Zeus é o Deus de todos os deuses e aquele que possui o poder das tempestades, dos raios e dos trovões. O mesmo ocorre na mitologia nórdica na qual o deus do trovão é Thor. Assim, tanto Zeus quanto Thor são os criadores dos trovões desde a mentalidade mitológica.

Esta forma de pensamento se baseava na crença de que as forças da natureza eram manipuladas pelas divindades. Quando esta explicação deixou de ser convincente, surgiu uma nova mentalidade baseada na razão e na compreensão empírica da natureza. Por este motivo, considera-se que a mentalidade ocidental apenas passava de um mito assim que as narrativas místicas já não serviam como explicação e apenas contribuíam como um sentido literário e histórico.

Os trovões na linguagem

A palavra trovão vem do latim turbõnis. Este termo possui uma série de palavras relacionadas, entre as quais podemos destacar algumas: o termo estalo não está relacionado apenas a um trovão das nuvens, mas também a um barulho que acontece com algumas partes do corpo (por exemplo, no joelho e no pescoço). Quando ocorre um barulho intenso costuma-se dizer de há um som ensurdecedor ou um estrondo. O conceito trovão está associado extremamente ao perigo. De fato, o ruído das tempestades causa medo na maioria dos animais e em algumas pessoas.

Imagem: iStock. kurmyshov

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: