Conceito de Recreação

Angela Estevez | Setembro 2024
Licenciada em Psicologia

A recreação é o tempo que dedicamos a nós mesmos para desfrutar e relaxar a mente e o corpo, uma forma de esquecer as preocupações, ao menos por um instante, pausando a correria do dia a dia. É uma necessidade social que acompanha a história desde os tempos da Antiga Grécia, evoluindo para novas formas conforme as mudanças culturais. Sua raiz está no latim “recreatio”.
Recreação na infância

Na infância, a recreação é fundamental para um desenvolvimento emocional e físico adequado. O brincar é o meio pelo qual a criança conhece o mundo e interage com ele. Por isso, brincar se torna a principal atividade da infância e a principal forma de desenvolver a inteligência dos pequenos.

A capacidade e a oportunidade que uma criança tem de brincar terão impacto em seu desempenho escolar e, na vida adulta, na maneira como ela se relaciona com o trabalho, se sente realizada e cumpre suas metas.

Além disso, a recreação com outras crianças fomenta a socialização, criando laços sociais e estabelecendo padrões de interação que serão importantes para o resto da vida.

Importância da recreação a nível psicológico

RecreacaoTrabalhamos, estudamos, cuidamos da casa, pagamos contas ou temos horários a cumprir. Quaisquer que sejam as obrigações da vida adulta, elas exigem nossa atenção, concentração e, muitas vezes, geram estresse. A recreação é um aliado incomparável para aliviá-lo e apaziguá-lo.

A recreação, em suas diversas formas, nos oferece a possibilidade de relaxar, descontrair e afastar da mente as responsabilidades e preocupações diárias, abrindo espaço para o entretenimento. É uma maneira de nos conectarmos com nós mesmos por meio do prazer.

O lazer é essencial para cuidar da saúde mental, tanto individual quanto coletivamente. Se, por determinadas circunstâncias, não reservamos tempo para momentos recreativos, é possível que, com o tempo, o tédio tome conta de nós.

A diversão e o prazer são fundamentais para a saúde mental. Não são aspectos acessórios. Em todas as fases da vida, são necessários espaços lúdicos, embora adquiram formas diferentes conforme a idade e as diversas culturas.

Exemplos no campo das artes

A arte é um campo muito vasto, que abrange, por exemplo, a música, a pintura, a escultura, a literatura, a dança, o cinema, o teatro e a comédia.

A arte é um terreno propício para a recreação, pois se baseia na criatividade, na expressão das emoções e na liberação das amarras sociais. Os artistas deixam, em suas obras, marcas de sua humanidade mais genuína, traços de sua singularidade.

Exemplos no esporte

Assim como o lazer se nutre no campo do pensamento, ele também pode ser vivenciado por meio do corpo, com esportes como futebol, basquete, natação, atletismo, entre outros.

Além disso, o esporte se torna um ambiente propício para a construção de amizades e para o desenvolvimento de conceitos como trabalho em equipe, confiança e dedicação.

O esporte como recreação se distingue do esporte competitivo, onde o prazer dá lugar ao desempenho. Quando praticado em nível profissional, o esporte perde seu caráter puramente recreativo, deixando de ser apenas um passatempo.

A possibilidade do turismo

Outra maneira de nos libertarmos momentaneamente das obrigações cotidianas é viajar, visitar diferentes destinos, podendo desfrutar — dependendo do lugar escolhido — da gastronomia, das culturas diversas, das paisagens, da tecnologia, da flora e da fauna locais.

Atualmente, há um número crescente de pessoas que optam pelo turismo para quebrar a rotina, respirar novos ares. Embora Europa e Estados Unidos continuem entre os destinos favoritos, outros lugares mais “exóticos”, como a Tailândia, bem como propostas de turismo religioso ou ecoturismo, têm se tornado populares.

As facilidades para se aventurar em regiões distantes estão cada vez maiores. Os preços das passagens aéreas, assim como a ponte estabelecida pela internet para pesquisar hotéis e pontos turísticos, são fatores determinantes para que mais pessoas possam vivenciar essa experiência.

Recreação ao ar livre

Quando os passatempos ocorrem em contato com a natureza, podemos dizer que os benefícios psicológicos e fisiológicos se intensificam, devido ao ambiente.

Estar em espaços verdes, abertos, sob a luz do Sol — ou da Lua — e respirar ar fresco aumenta a sensação de liberdade e paz. Acostumados a nos mover em espaços pequenos, regulamentados e tecnológicos, a aproximação com a natureza nos proporciona um modo de desfrutar a vida de forma mais tranquila.

Artigo de: Angela Estevez. Graduada pela Universidade de Buenos Aires.

Referencia autoral (APA): Estevez, A.. (Setembro 2024). Conceito de Recreação. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/recreacao/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre