Recepção é um termo que possui vários significados, ou seja, tem um caráter polissêmico.
O substantivo recepção se refere à ação de receber algo. Assim, é possível falar sobre recepção de uma mensagem, de um pacote ou até mesmo sobre a recepção de uma bola no contexto futebolístico. Neste sentido, há três aspectos que fazem parte do processo de recepção: o emissor que envia algo, o receptor que recebe e o simples fato de receber. Este procedimento é aparentemente simples, mas na realidade tem certa complexidade, por exemplo, a recepção de um pacote envolve um sistema organizacional complexo. Deve estar claro que recepção é um sinônimo de admissão ou entrada, termos muito comuns em certas áreas de trabalho como a recepção de mercadorias em um restaurante ou mercadinho.
A recepção é um lugar destinado para acolher as pessoas. O primeiro lugar que os clientes de um hotel vão quando chegam ao estabelecimento é a recepção, na qual sempre há um funcionário pronto para atender, no caso um recepcionista, que é o ou a responsável por informar e atender o cliente. Este espaço existe também em outras dependências como na entrada de alguns edifícios, nas repartições públicas ou privadas, hospitais, salões de beleza, etc. A recepção tem um sentido estratégico, pois é a localização onde se obtém a informação relacionada de uma entidade.
A recepção é uma ação organizada com o propósito de reunir determinado número de pessoas. Este tipo de circunstância normalmente está relacionado a um ato festivo, uma comemoração ou homenagem. No contexto das relações políticas e institucionais fala-se muito da recepção oficial, um evento que faz parte do protocolo do estado. A recepção oficial é um ato cerimonial que demonstra respeito a um visitante ou a um coletivo, ou seja, é uma forma de acolher com consideração.
O substantivo recepção corresponde ao verbo recepcionar, embora alguns dicionários não utilizem esta palavra e consideram correto o verbo receber. Recepcionar é uma forma verbal muito usada no campo administrativo e trata-se de um termo relativamente recente, um neologismo, que não é propriamente um sinônimo de receber. Desta maneira, não seria correto dizer “recepcionei o presente dos meus pais”, mas sim “recebi o presente dos meus pais”.
Recepcionar e receber são similares, mas não significam o mesmo. Recepcionar é dar entrada a algo e realizar alguma comprovação a respeito, enquanto que receber não envolve nenhuma verificação.
Foto: iStock – annebaek
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2015). Conceito de Recepção. Em https://conceitos.com/recepcao/. São Paulo, Brasil.