O prócer é o pai de uma nação. Em outras palavras, o pai da pátria. Isto significa que a denominação prócer é como um título honorífico que distingue uma pessoa considerada como uma das fundadoras de uma nação. Por outro lado, o termo prócer se refere aos personagens ilustres de um país, ou seja, aqueles indivíduos que conseguiram passar a história por algum motivo, por seus méritos políticos, militares, artísticos ou de outra índole.
No contexto da América Latina, há uma tradição cultural estabelecida pela qual se honra a memória dos seus filhos ilustres, os próceres. Este reconhecimento se reflete em uma série de monumentos comemorativos, entre os quais podemos citar o “Paseo dos Próceres” na Venezuela ou a “Coluna dos Próceres” na cidade de Guayaquil, no Equador.
O fato de que os povos latino-americanos reconhecem seus próceres se deve a sua história compartilhada. Neste sentido, países como Argentina, Colômbia, Venezuela, Equador e Chile têm algo em comum: conseguiram sua independência da Espanha porque seus povos foram liderados por libertadores. Assim, personagens como San Martin, Bolívar e Sucre são libertadores e, por extensão, próceres (heróis nacionais).
A figura do prócer pode ser vista como um herói nacional. Sua exaltação tem várias dimensões. É uma maneira de lembrar a história através dos seus personagens mais destacados. Além disso, o prócer é uma referência social e um exemplo a seguir. Assim como na tradição cristã existem os mártires e os santos, na vida política e social de um país a referência são os próceres. Esta referência tem uma dimensão política, mas também de ordem moral.
Na vida cotidiana os próceres estão presentes em todo tipo de símbolo: nas várias moedas nacionais, no nome das nações (isto acontece com a Venezuela, cujo nome oficial é República Bolivariana da Venezuela) e em qualquer tipo de elemento simbólico. Assim, os heróis nacionais estão presentes no dia a dia e seu papel na história é lembrado de maneira permanente.
Além dos próceres mencionados podemos destacar outros, como Miguel Hidalgo (um sacerdote e militar que lutou na independência do México), Bernardo O’Higgins (um político e militar chileno que liderou a luta pela independência) e José Martí (um escritor cubano que protagonizou a independência do seu povo e até hoje é uma figura que representa o povo cubano).
Imagem: Fotolia. filipefrazao
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2016). Conceito de Prócer. Em https://conceitos.com/procer/. São Paulo, Brasil.