No fenômeno da percepção visual dos humanos interagem com uma série de aspectos fisiológicos que condicionam a captação das imagens. A relação do olho com o cérebro cria, por sua vez, uma série de leis da percepção e uma das leis que formam parte da visão humana é a pregnância. Esta lei se refere às qualidades das formas percebidas e captadas por nossa visão.
A Gestalt é uma corrente da psicologia surgida na Alemanha no início do século XX. Seu principal objeto de estudo é a percepção humana e de maneira especial os processos mentais que interagem na hora de assimilar visualmente a realidade. Segundo os psicólogos desta corrente nossa mente funciona rápido nos processos perceptivos e é preciso conhecer quais são as leis que determinam as ações de percepção.
Entende-se que o percebido é pregnante quando após uma descrição verbal corrente pode ser reconhecida mentalmente por outra pessoa.
Em compensação, quando a descrição verbal de uma imagem é ambígua, a imagem que forma o interlocutor não é pregnante.
As imagens têm um grau de pregnância. Desta maneira, há um grau elevado quando se torna fácil sua descrição e se a imagem é reconhecida de maneira imediata. A lei da pregnância não é aplicada apenas às formas simples, mas também está relacionada à cor dos objetos (as cores puras são pregnantes e as impuras não).
Os psicólogos da Gestalt se referem à pregnância como uma das leis próprias da percepção. Outras leis são as seguintes: de figura e fundo, de continuidade, de semelhança, de simetria, de fechamento ou proximidade.
De qualquer forma, o interesse pelos mecanismos mentais tem sido aplicado nos projetos artísticos e de maneira especial nas estratégias publicitárias (o marketing visual se baseia principalmente nas pesquisas sobre a percepção humana). Neste sentido, os especialistas em marketing visual tentam fazer com que o produto à venda se apresente com uma linguagem visual mais adequada, ou seja, com mais potencial de persuasão para o consumidor final.
Imagem: Fotolia – rolffimages
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (out., 2016). Conceito de Pregnância. Em https://conceitos.com/pregnancia/. São Paulo, Brasil.