O termo obstinado é um adjetivo qualificativo que se caracteriza por mostrar a teimosia e perseverança de um indivíduo. Sendo assim, este termo apresenta dois usos bem diferentes entre si. Um deles, pode-se dizer que apresenta um sentido amplamente positivo enquanto que o outro é negativo.
No caso do uso da palavra em um sentido negativo, normalmente se emprega para explicar que uma pessoa é extremamente caprichosa, que sempre quer ter razão e impor suas ideias ainda que esteja totalmente errada, é demasiada estúpida e teimosa. O João ignorou o aviso que esta noite teria uma forte chuva e saiu com seu carro. Por fim, ficou no meio do caminho. Laura é tão obstinada e se enfureceu, pois já esperava o acontecido.
No entanto, quando a palavra é empregada com um sentido positivo, nos permite explicar que apesar das várias e complexas dificuldades que a vida apresenta, a pessoa pode seguir lutando para alcançar seus objetivos. Por exemplo, na Universidade que João estuda, cada vez mais é necessário assistir todas as aulas para conseguir boas notas nas provas, mesmo tendo que trabalhar e estudar ao mesmo tempo, ou seja, ele precisa ser obstinado para alcançar seus objetivos.
Em qualquer contexto, podemos dizer que uma pessoa é obstinada sempre que há o empenho em alcançar seu objetivo de vida, mesmo que ela passe por inúmeras dificuldades e provas a superar.
Portanto, quando uma pessoa é obstinada, pode acarretar tanto resultados positivos como negativos, ou seja, depende diretamente da predisposição apresentada: boa ou má.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jul., 2014). Conceito de Obstinado. Em https://conceitos.com/obstinado/. São Paulo, Brasil.