Conceito de Perseverança

Renata González | Fevereiro 2023
Professora de Psicologia

A perseverança é uma qualidade, geralmente bem valorizada, que se refere a realizar ações ou ter certos pensamentos, repetidamente e com cuidado, para atingir um determinado objetivo.

Não desistir de imediato e persistir, mesmo com pedras no caminho, mostra nossa força, determinação e autocontrole. Em projetos, de curto e longo prazo, isso é essencial. Por exemplo: ‘Mercedes persevera nos estudos, apesar das dificuldades de sentar para estudar, pois reconhece que a recompensa lhe trará grandes alegrias.’ ‘Juan Cruz persevera em sua ideia de encontrar o amor, por isso tem encontros, nos quais mostra o melhor de si, mas também suas fraquezas’.

Utilidade da perseverança

Insistir por diferentes meios para chegar ao fim, de forma constante, é essencial porque os objetivos não costumam ser alcançados desistindo no primeiro obstáculo. Talvez em uma determinada direção ou em um determinado momento não consigamos o que almejamos, mas é uma questão de fazer uma pausa e mudar de perspectiva. Respirar e continuar. Ser gentil com nós mesmos faz parte do processo.

O importante não é atingir a meta rapidamente, mas ter clareza dos passos a seguir, ser organizado, valorizar o processo, confiar em nós mesmos e, por fim, aproveitar os resultados.

Ocasionalmente, é bom se perguntar se ainda temos os mesmos ideais, porque se, por exemplo, não queremos mais casar, mas sim viajar, não adianta continuar insistindo nos mesmos passos.

Podemos observar essa característica em diversas áreas da vida humana, para conseguir uma promoção no trabalho, superar um duelo, constituir família, ser mais sociável ou positivo, construir uma empresa, viajar pelo mundo, entre outros.

Como perseverar no estudo?

Estudar uma carreira costuma trazer muitas dores de cabeça, pois implica um grande esforço mental e físico, adiando outros planos, limitando o tempo de recreação para se concentrar.

A chave é definir um espaço de tempo fixo para se dedicar aos estudos, por exemplo, de segunda a sexta eu me sento para ler das 13h às 17h e depois posso descansar, dedicando os finais de semana a uma distração. Ou também pode se propor ler dez páginas por dia ou quantas forem necessárias, revisar um determinado tópico todos os dias, encontrar-se com um companheiro para compartilhar ideias e assim por diante.

Estudar em grupo é uma opção para tornar o dever de casa mais agradável e divertido, compartilhar angústias e apoio mútuo.

Você deve ser estratégico no estudo, não pode saber tudo – nem é necessário -, por isso os resumos são uma boa ferramenta, além de descobrir os tópicos que costumam abordar no exame, fazendo guias de perguntas ou lendo o programa do assunto.

Principalmente organização, perseverança e vontade são fundamentais se, além disso, você trabalha ou tem família, tendo tempo e energia mais limitados.

Criar um ambiente de estudo com pouca carga visual, que inspire paz, com cores neutras e silêncio ou com música suave, é outra chave para desfrutar desse momento, assim como acompanhar a leitura com um chá de tília ou uma bebida que gostemos.

Quando a perseverança se torna negativa?

Temos também outra face da perseverança, que é negativa, quando insistimos num objetivo irrealizável, de forma obsessiva e pouco consciente, por não contar com os meios necessários. Por exemplo: se eu quero ser milionário, mas não tenho um emprego, nem um plano a seguir, apenas a visão de ter muito dinheiro.

Nesse sentido, podemos montar um plano de objetivos e escaloná-los em etapas, onde cada objetivo pequeno me ajuda a alcançar um maior, para não perder o entusiasmo em direção a uma meta distante.

Por outro lado, a perseverança pode ser ruim se o objetivo for prejudicar os outros ou associar-se a eles contra sua vontade. No primeiro caso, a perseverança de um ladrão ou assassino não pode ser considerada uma coisa boa, pelo motivo explícito de ferir os outros ou usá-los como um meio para um fim. Na segunda podemos pensar, por exemplo, em um casal violento que insiste em se relacionar com alguém que não os ama, assediando o suposto destinatário de seu amor, ou melhor, de seu desejo de posse.

Perseverar no amor

Estes tempos são os da individualidade, do consumismo e do efêmero, como bem explicou o sociólogo Zygmunt Bauman (1925-2017) no seu livro “Modernidade Líquida”.

O capitalismo caminha nessa direção, onde a família deixou de ser um ideal acalentado e deu lugar ao prazer do momento, com viagens e relacionamentos breves ou pouco comprometidos.

Por tudo isso, perseverar no amor torna-se difícil, mas necessário, se fizer parte do nosso desejo. Sair e conhecer pessoas é uma boa maneira de encontrar o amor, aquela pessoa que nos dá amor e respeito, querendo compartilhar sua vida conosco.

Artigo de: Renata González. Professora de Psicologia

Referencia autoral (APA): González, R.. (Fevereiro 2023). Conceito de Perseverança. Editora Conceitos. Em https://conceitos.com/perseveranca/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre