Pandora - Conceito, o que é, Significado

pandoraOs relatos da mitologia grega apresentam duas dimensões, pois permitem conhecer uma parte importante da cultura grega na antiguidade e, ao mesmo tempo, serve para decifrar algumas chaves da própria cultura ocidental.

A história de Pandora e sua misteriosa caixa

Na mitologia grega Prometeu era um dos principais titãs e por sua vez amigo dos humanos. Através de uma trapaça Prometeu fez aparecer fogo ao deus Zeus para oferecê-lo aos homens. Desta maneira, Zeus decidiu vingar-se e mandou criar a primeira mulher sobre a Terra para dar a Prometeu como um presente envenenado. A mulher criada foi Pandora e os deuses lhe outorgam beleza, sabedoria e outros talentos.

Além disso, Pandora recebeu uma caixa fechada com a ordem de não abri-la e entregar a Prometeu como um presente de casamento.

Quando Pandora e sua caixa se apresentaram diante de Prometeu, o mesmo recusou as duas, pois suspeitava de algo estranho. Pandora foi embora e se aproximou de Epimeteu, o irmão de Prometeu.

Apesar das advertências de Prometeu, seu irmão se rendeu aos encantos de Pandora e abriu a caixa que ela trazia. Desta caixa saíram todos os males que afetavam os humanos como a guerra, a fome e as calamidades. Os males se dispersaram rapidamente pela Terra e a caixa apenas ficou na esperança como o único bem que podia afetar aos homens.

O significado de Pandora e sua caixa na cultura ocidental

Não há uma única interpretação sobre Pandora e sua caixa, aliás, são várias as mensagens do relato mitológico.

Pandora simboliza a mulher bela e perversa que é capaz de levar os homens à perdição, algo que nos recorda o relato bíblico de Adão e Eva, assim como de muitas histórias e lendas na qual a mulher simboliza a ameaça do mal.

A caixa de Pandora representa os perigos que constantemente nos assombram. Assim, abrir a caixa de Pandora é uma metáfora que se refere a tudo aquilo que é melhor não fazer. Portanto, se alguém abrir a caixa de Pandora tem que saber que as consequências serão negativas.

Outras palavras e expressões inspiradas na mitologia grega

O relato de Pandora e sua caixa nos servem para recordar que são diversas as palavras cotidianas que se fundamentam na mitologia grega. Neste sentido, falamos de Ave Fênix, das quimeras, das amazonas, do fio de Ariadne, do complexo de Edipo, do erotismo, do Rei Midas ou Morfeu. Todos esses termos têm como autêntico significado as histórias mitológicas gregas.

Imagem: Fotolia. Julia Albul

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: