Conceito de Palhaço

O riso é uma reação tipicamente humana. Independentemente do sentido de humor de cada população, todos os seres humanos de qualquer época e condição precisam rir. Alguns trabalhos se dedicam exclusivamente para provocar risos, como os bobos da corte, arlequins, humoristas, comediantes e imitadores. No entanto, há um personagem único intimamente associado a esta reação, o palhaço.

Sua origem se remonta à antiguidade, uma vez que a maioria das civilizações antigas tinha uma personagem que se ocupava de entreter as classes dirigentes.

O palhaço com maquiagem, peruca, nariz vermelho e roupas coloridas faz parte da história do circo. Neste sentido, para muitos historiadores, o primeiro palhaço moderno foi o inglês Joseph Grimaldi (1779-1837). Ele se tornou um personagem tão popular que o escritor Charles Dickens escreveu um livro sobre suas memórias.

Cada tipo de palhaço tem um papel determinado

Aqueles que usam seus rostos pintados de branco geralmente são sérios e amigáveis com os adultos. Eles costumam vestir-se de maneira clássica, geralmente com gravata e colete. Em certas ocasiões, este personagem recebe o nome de clown. O clown é um palhaço pronto.

O augusto costuma ter uma aparência extravagante e uma vestimenta muito colorida e chamativa. Trata-se de um personagem absurdo, extravagante e provocador. Representa a liberdade e é o palhaço que as crianças mais gostam. O augusto é o oposto do clown, pois age como um palhaço tonto.

Em algumas atuações há um segundo augusto, conhecido como contraugusto ou trombo. Sua função é complementar o primeiro augusto e para isso recorre a um instrumento musical.

O palhaço solitário aparece como um vagabundo que vive fora da sociedade.

Nem tudo é alegria

Existem crianças e adultos que diante da presença de um palhaço não se divertem nem riem. Na verdade, sentem um autêntico pânico. Este fenômeno tem uma denominação: coulrofobia. Como todas as fobias, é um medo absolutamente irracional. Na maioria dos casos, ocorre na infância como consequência de uma experiência negativa com um clown.

Alguns psicólogos afirmam que não é muito estranho um palhaço causar pânico, uma vez que algumas pessoas interpretam de maneira inconsciente que por detrás de uma maquiagem sorridente pode haver uma pessoa com intenções imprevisíveis.

No mundo da literatura e do cinema foi criado um personagem único: o palhaço assassino. Como muitos outros fenômenos, este vem dos Estados Unidos, onde o killer-clown se tornou tão popular como um personagem sinistro.

Imagem: Fotolia. Sergey

Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2018). Conceito de Palhaço. Em https://conceitos.com/palhaco/. São Paulo, Brasil.

  • Compartilhar
Copyright © 2010 - 2024. Editora Conceitos, pela Onmidia Comunicação LTDA, São Paulo, Brasil - Informação de Privacidade - Sobre