Conceito » Aprender » Paciência

Paciência - Conceito, o que é, Significado

A paciência é a virtude de manter a calma diante de uma adversidade e nos momentos de necessidade. É importante destacar que é diferente da passividade frente à dor; pelo contrário, a paciência mantém a calma para encontrar soluções diante dos momentos difíceis ou, pelo menos, para evitar que piorem.

A existência humana envolve provas e desafios que afetam negativamente a saúde, a estabilidade econômica, as relações afetivas, etc. Diante destas circunstâncias várias respostas são apresentadas por parte do sujeito, podendo ser agrupadas como atitudes positivas ou negativas. As primeiras resolvem, minimizam ou até evitam o agravamento dos problemas; já as segundas, ao contrário, não apresentam solução, são adicionadas ao derrotismo e à raiva, assim como pioram os problemas. O principal caminho para tomar as melhores decisões costuma ser pela paciência.

A paciência é também importante para a realização de certos objetivos e a concretização de projetos

Assim é comum que para cumprir determinada meta, devam-se superar os obstáculos e problemas. Também é natural que muitos planos não terminem como começaram. Em todas estas circunstâncias, é importante manter a calma para superar contratempos e continuar com projeto a ser seguido, aprendendo com os erros e os infortúnios.

A paciência tem sido matéria de reflexão e avaliação entre algumas religiões, especialmente o cristianismo

Em geral, está ligada à racionalidade e à capacidade para lidar com as dificuldades. No entanto, neste caso, não está ligada apenas a uma boa resolução temporal, mas também a um meio para alcançar a superação.

É importante resgatar a importância deste valor, que sendo bem entendida, pode significar uma melhoria na qualidade de vida. É especialmente necessária nos tempos de hoje que exige grande demanda de soluções fáceis e efêmeras.

Imagem: Fotolia. Marza

Relacionados:

  1. Perseverança
  2. Adversidade
  3. Iracúndia
  4. Amor Verdadeiro
  5. Fracasso
  6. Temperamento
  7. Violência Doméstica
  8. Honestidade
  9. Sabe-tudo
  10. Sociabilidade