Conceito » Tecnologia » Netiqueta

Netiqueta - Conceito, o que é, Significado

Uma pessoa não se veste da mesma forma para ir a um churrasco informal na casa do seu vizinho do que para ir a uma recepção com diplomáticos estrangeiros. Assim, num encontro social, devemos levar em conta quando falamos com uma pessoa da cultura ocidental ou do oriente médio, pois qualquer tipo de gesto ou de algo dito pode ser inconveniente sem percebermos.

Saber comportar-se, vestir-se e até mesmo fazer ou não fazer algo em algum momento é chamado de etiqueta. A internet também dispõe de sua própria etiqueta, assim suas regras de comportamento social recebem o nome de netiqueta, ou seja, é a etiqueta da internet.

A netiqueta foi criada pelos próprios internautas através da necessidade de evitar mal- entendidos entre pessoas que se comunicam de forma distante e que, eventualmente, podem pertencer a culturas diferentes

Além de estabelecer procedimentos formais também estão presentes nas reuniões e discussões do "mundo real". A netiqueta está cada vez mais desconhecida pelos internautas por causa da massificação da Internet e da entrada de pessoas com pouca cultura tecnológica comparada com a dos pioneiros.

Isto não é tão mau assim ou pelo menos não seria se todos os internautas soubessem se comportar, mas infelizmente este não é o caso.

No início ou meado dos anos noventa, quando se viveu a entrada massiva da internet entre os seus usuários o fato de conectar-se ou ter acesso aos recursos da rede não era tão simples assim, havia carência de formação e conhecimentos técnicos.

Assim, por exemplo, configurar uma conexão de modem em Windows 3.1 exigia ligar com drivers no DOS, com um programa como o Trumpet Winsock e com os clientes dos diversos serviços.

O conhecimento técnico levava também o conhecimento da cibercultura e normalmente o interesse da mesma

Em todo este tempo, a netiqueta nunca foi regulamentada formalmente por nenhuma instituição embora aparecessem compilações deste código, o suficiente para ser considerado canônico.

Na prática, a netiqueta consiste num conjunto de regras que indicam o que se pode ou não fazer dentro da comunicação online.

Vejamos alguns exemplos:

Escrever tudo em letras maiúsculas é considerado como gritar. Certamente, QUANDO SE ESCREVE TUDO EM MAIÚSCULAS, o texto se sobrepõe diante da vista e intuitivamente dá esta sensação de querer impor autoridade e gritar. Escrever um texto em letras maiúsculas na Internet é como se a pessoa gritasse em qualquer lugar, seja na rua, em uma conversa pública ou privada.

“Don’t feed the troll” é uma expressão inglesa que significa, literalmente, não alimente o troll. Os trolls são os internautas que agem de má-fé especialmente em fóruns de debate, comentários de notícias, posts de blog ou chats com o propósito de difamar e procurar a discórdia. A frase significa que não devemos responder nunca, que temos que ser omissos, pois desta forma afastamos o oportunista que mais quer é chamar a atenção.

Internet é uma rede aberta, que compartilha conhecimentos, mas nunca se aproveite das pessoas que não têm conhecimento, pelo contrário, ajude-as. Esta prática se refere à origem de colaboração nas redes, um aspecto que ainda se encontra muito presente (felizmente).

Devemos tratar todo mundo como gostaríamos de ser tratados, em outras palavras, devemos ser gentil e educado para receber o mesmo em troca.

Utilize emoticons (smileys) para ajudar a dar sentido às frases e assim conseguir uma melhor interpretação, uma vez que não é o mesmo dizer "você é um tonto" do que dizer o mesmo com um carinha de simpatia.

Tente fazer com que suas mensagens não sejam necessariamente longas, elas devem ser claras e objetivas. Assim você economiza tempo e poupa também seus interlocutores.

Nos fóruns procure não perguntar duas vezes pelo mesmo assunto. Antes de perguntar, certifique se ninguém perguntou o mesmo que você. Caso precise fazer alguma variação sobre a pergunta original, faça no mesmo segmento.

Caso tenha que repetir a comunicação de alguém com o objetivo de citá-las, elimine as partes que não são necessários a fim de resumir a informação e evitar o desperdício de tempo.

A netiqueta não é algo estático, ela evoluiu ao longo do tempo, especialmente ao fato de incorporar novas tecnologias e formas de comunicação para a gama de ferramentas disponíveis há alguns anos.

Um desses novos caminhos que se abriu foram os telefones celulares inteligentes ou smartphones.

Os smartphones também trouxeram contribuições à netiqueta, tais como: baixar o volume do telefone quando estiver em algum lugar que possa incomodar, como hospital, igreja ou reunião.

Imagem: Fotolia. Drobot Dean

Relacionados:

  1. RFID
  2. CEP (Código Postal)
  3. Meme
  4. Responsabilidade
  5. Casa Inteligente
  6. Caseiro (comida, remédio)
  7. Correio Eletrônico
  8. Lacra
  9. Generosidade
  10. Psicossocial