Conceito » Aprender » Mosaico

Mosaico - Conceito, o que é, Significado

A palavra mosaico vem do latim, mais especificamente de mosaicus, um termo empregado pelos romanos para referir-se às combinações de pedra e vidro, utilizadas para enfeitar o pavimento dos templos dedicados às musas.

Da Roma antiga aos nossos dias

Os antigos romanos utilizavam os materiais de resíduo de algumas construções como peças destinadas à ornamentação. Estas peças, também conhecidas como tesselas, combinavam para decorar o pavimento das casas dos patrícios ou então para enfeitar as paredes dos templos, assim como para embelezar os edifícios públicos. Esta tradição foi assimilada pela cultura bizantina cristã, mais particularmente para reproduzir imagens com conteúdo religioso.

Durante o Renascimento esta tradição foi recuperada, de maneira muito especial como técnica decorativa nas igrejas. Já no século XX, os arquitetos modernistas empregaram as técnicas do mosaico para colorir as fachadas dos edifícios.

Do ponto de vista artístico, o mosaico conta com duas formas de expressão: como elemento decorativo na arquitetura e na decoração de interiores e jardins, por outro lado, como técnica integrada no trabalho de cerâmica artesanal.

O mosaico possui inúmeras possibilidades

O mosaico não é simplesmente um conjunto de tesselas de pedra e vidro que forma um desenho com certa simetria. Na verdade, pode ser empregado qualquer tipo de material, como plásticos, post it, madeiras, metais ou tecidos. Sua versatilidade está mais do que evidente e pode ser encontrada em jogos de tesselas para que as crianças façam um mosaico, em murais fotográficos, mosaicos florais ou tatuagens que reproduzem as técnicas desta tradição artística.

Sua dimensão geométrica

As peças que compõem um mosaico revestem determinado plano com uma série de figuras planas, das quais se combinam buscando formas simétricas. Por este motivo, em certas ocasiões, afirma-se que o mosaico é uma arte de tipo geométrico. Nele há tesselados regulares, semirregulares, irregulares e todos eles têm um padrão com base nos princípios da geometria.

Mosaico cultural

Em algumas cidades há uma grande diversidade cultural, étnica e linguística. A Alexandria antiga ou a atual cidade de Nova York são um bom exemplo. Este tipo de fenômeno pode ser descrito em certas ocasiões como um mosaico cultural. Desta forma, a técnica de criação destinada à ornamentação serve como uma metáfora para descrever uma realidade humana.

Imagem: Fotolia. lunamarina

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: