Algumas marcas comerciais focam sua estratégia em uma oferta de produtos seletos. A alemã Montblanc possui este foco, uma vez que seus artigos são de alta qualidade e colocados à venda a preços não são precisamente populares. Sua gama de produtos é ampla: instrumentos de escrita, relógios, acessórios de pele e artigos para presentes.
A marca está integrada ao Grupo Richemont, uma das companhias mais importantes do mundo no setor de artigos de luxo.
Além da atividade empresarial, existe a Fundação Montblanc. Esta entidade promove atividades criativas e apoia programas educativos em colaboração com a UNICEF. Da mesma forma, em 2013, o projeto Power of Words foi lançado com o fim de promover o legado de Nelson Mandela.
Os artigos Montblanc têm um preço elevado por um motivo: são feitos de maneira artesanal. Nos centros de manutenção da Montblanc, os clientes podem encontrar soluções para suas necessidades.
Todos os produtos oferecidos incluem uma carta de garantia e são embalados de forma totalmente segura. Um de seus serviços destacados é a personalização dos produtos (por exemplo, o cliente pode solicitar que uma caneta tenha seu nome gravado).
Esta empresa iniciou sua trajetória na cidade alemã de Hamburgo, em 1906, quando três sócios uniram suas forças: um engenheiro de Berlim (August Eberstein), um banqueiro de Hamburgo (Alfred Nehemias) e um comerciante dedicado a artigos de papelaria (Claus-Johannes Voss). Inicialmente se associaram para fabricar canetas esferográficas e para isso receberam a inspiração de algumas que viram em Nova York e que incorporavam um pequeno carregador de tinta. Em um estabelecimento, na cidade de Hamburgo, em 1909, foi lançada a primeira caneta Montblanc ao mercado, com sua característica capa branca.
Em um curto espaço de tempo, a nova caneta-tinteiro alcançou um sucesso de vendas notável porque sua escrita era limpa e a tinta deslizava com suavidade. Nos anos seguintes, foram abertos novos estabelecimentos na Alemanha e nas principais cidades europeias.
Em 1924 apareceu uma caneta-tinteiro que acabaria tornando-se um ícone da marca, a Montblanc Meisterstück (em seus anéis de ouro aparece gravado o número 4810, que se refere à altura exata da montanha Mont Blanc).
Em 2006, o centenário da empresa foi celebrado com uma apresentação original: um diamante esculpido com a forma das seis pontas arredondadas de seu logo comercial. Com este anúncio começou um novo projeto dentro do mercado da joalheria de luxo.
Imagem Fotolia. Hirko
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2018). Conceito de Montblanc. Em https://conceitos.com/montblanc/. São Paulo, Brasil.