Migrante - Conceito, o que é, Significado

MigranteO termo migrante se refere a toda pessoa que muda seu lugar de residência para outro por um tempo indeterminado. Em geral, o migrante tenta buscar um novo lugar de convivência por onde as possibilidades de trabalho e o social sejam mais satisfatórios do que lugar que vivia anteriormente. Também é possível que esta situação aconteça por motivos familiares ou por questões de namoro, casamento, entre outros. Este processo de migração ocorreu desde os primórdios da humanidade e teve como principal objetivo a busca por alimentos em áreas consideradas melhores para o cultivo. Com o passar do tempo e o desenvolvimento das sociedades, a migração teve como finalidade abrir rotas comerciais e fazer a colonização de diferentes povos em busca de novos recursos econômicos. Na atualidade, o processo de emigração evidência as sociedades com baixos níveis de vida em relação às sociedades com melhor situação econômica.

Os migrantes em geral têm como meta alcançar melhores condições de vida. Em certas ocasiões, apesar dos problemas que podem acontecer em um novo ambiente social, eles são menores do que os vivenciados em circunstâncias de origem. Muitos países e processos históricos são baseados em função da figura do migrante. Assim, por exemplo, as primeiras comunidades que habitaram o território dos Estados Unidos foram os colonizadores que migraram da Inglaterra por motivos religiosos. Outras circunstâncias parecidas aconteceram com as colônias da Espanha, embora nestes casos a finalidade da migração seja política ou econômica. No século XX, a emigração teve a ver especialmente com as dificuldades derivadas das guerras mundiais; guerras que tiveram como consequência a devastação econômica da Europa, e isso proporcionou grande significado para o novo continente.

Atualmente os processos migratórios seguem vigentes. Os migrantes podem vir de qualquer lugar do mundo e ir para outro, embora a maioria venha por causa dos problemas econômicos que enfrentam e assim procuram zonas mais estáveis. Desta forma, os últimos anos mostrou uma grande quantidade de africanos que migraram para países europeus. Este tipo de fenômeno deu lugar a uma polêmica dentro das sociedades acolhedoras que ainda não puderam resolver estas questões. Com a melhora das crises econômicas, este processo tende a diminuir, embora não esteja de todo extinto. No entanto, é importante considerar que a locomoção de migrantes sempre existirá.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: