Messiânico - Conceito, o que é, Significado

O termo messiânico é usado como adjetivo para definir tudo aquilo que está relacionado ao messianismo ou ao Messias. E por isso que para os cristãos esta palavra está extremamente ligada à figura de Jesus Cristo.

Judaísmo messiânico

Entretanto, apesar da figura do Messias estar mais associada ao cristianismo, é no judaísmo que encontramos um ramo denominado messiânico. Mas especificamente, o judaico messiânico é a pessoa que apresar de seguir a religião judaica acredita que Jesus é o Messias.

Desta forma, mantém sua identidade como judeu, celebrando as festas tradicionais desta religião e lendo o Torá, mas Jesus é a figura central de suas crenças. Sua ideia principal defende o fato de que Jesus foi educado na tradição judaica e o mesmo aconteceu com seus apóstolos, assim, os judeus messiânicos também seguem suas crenças sem perder a identidade.

Certamente, a raiz do cristianismo se encontra na religião judaica, pois é inegável que os primeiros cristãos foram os judeus que viram Jesus como seu Messias. Somente depois, foram incorporados os crentes não judeus às congregações cristãs, até que finalmente superaram em número os cristãos de origem judaica.

Portanto, não é de se estranhar que o judaísmo e o cristianismo estiveram muito próximos durante os primeiros anos de existência desta religião. De fato, não foi até o Concílio de Niceia no ano de 325 d.C. que os dirigentes da Igreja decidiram desligar-se de qualquer relação com o judaísmo.

A repercussão direta desta medida foi: os judeus que decidiram seguir os ensinamentos de Jesus deviam abandonar o estilo de vida que haviam adotado até o momento

O certo é que nos séculos seguintes surgiu uma verdadeira perseguição a essas pessoas.

Esta situação pode-se dizer que se manteve até o surgimento de Joseph Rabinowitz, um advogado russo do século XIX, considerado como o pai do judaísmo messiânico moderno. Em seus trabalhos, Rabinowtiz sempre tentou unir suas crenças judaicas ao seu amor por Jesus, conseguindo passar estas ideias para muitas pessoas que decidiram crer em Jesus sem abandonar sua fé judaica.

A partir disso podemos reconhecer as principais características do judaísmo messiânico, como conhecemos hoje em dia, com Jesus no centro de suas crenças, mas por vezes enfatizando a natureza judaica.

Imagem: Fotolia - Renáta Sedmáková

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: