Conceito » História » Jurássico

Jurássico - Conceito, o que é, Significado

O período Jurássico está integrado à era Mesozoica juntamente com outros períodos geológicos, o Triásico e o Cretáceo. Como todos estes, o Jurássico teve início devido a uma mudança repentina nas condições climáticas e terminou pelo mesmo motivo. Este período geológico está dividido em três subperíodos: inferior, médio e superior.

O primeiro começou há 200 milhões de anos, o segundo há 175 milhões de anos e o terceiro há 161 milhões de anos, terminando 15 milhões de anos depois.

O período Jurássico ocorreu há 200 milhões de anos aproximadamente e durante o mesmo os dinossauros se tornaram os principais predadores do planeta.

Nesta época, o clima era muito úmido e as temperaturas muito quentes. Como consequência disso, a vegetação se espalhou significativamente tornando-se a base alimentar dos dinossauros herbívoros. Deve-se ressaltar que outros animais dominantes foram os dinossauros voadores. No final do Jurássico surgiram as primeiras espécies de dinossauros carnívoros.

Durante o Jurássico a grande massa continental de Pangeia começou a ser dividida em dois grandes blocos continentais: Laurásia ao norte da Terra e Gondwana ao sul

Segundo os fósseis encontrados, os paleontólogos afirmam que durante o período jurássico o fenômeno da polinização se fortaleceu e esta circunstância foi fundamental para entender o desenvolvimento da vida no planeta.

No período Jurássico, os dinossauros se tornaram os animais mais poderosos, já que o resto das espécies não representava nenhuma ameaça preocupante.

Dados curiosos sobre os dinossauros

Alguns dinossauros tinham nada mais que um metro de comprimento, enquanto que outros alcançavam até 15 metros. Não se sabe com certeza o quanto viveram, mas se estima que algumas espécies atingiram os 200 anos. A maioria eram animais herbívoros e as espécies carnívoras chegavam a comer uma tonelada de carne por dia.

Curiosamente, o maior animal que habitou a Terra não é um dinossauro, mas sim a baleia azul. Os dinossauros carnívoros de tamanho reduzido possuíam uma inteligência notável. Embora não se saiba com exatidão, é provável que tivessem cores intensas como alguns répteis. Alguns deles mudavam a pele como as serpentes.

Estima-se que o dinossauro mais veloz podia alcançar os 40 km / h. Nos territórios da Argentina e da China foram encontrados muitos fósseis desses animais e a maioria se concentrava próximo às costas.

Mesmo havendo muita controvérsia sobre sua extinção, é bem provável que foi provocada pelo impacto de um asteroide sobre a Terra. No entanto, nem todos os dinossauros desapareceram completamente, pois muitos evoluíram e se tornaram novas espécies, como os crocodilos.

Imagem: Fotolia. Elenarts

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: