Conceito » História » Triássico

Triássico - Conceito, o que é, Significado

O denominado período Triássico se encontra integrado à era Secundária ou Mesozoica. Teve início há 250 milhões de anos e chegou ao fim 50 milhões de anos depois. Durante este período apareceram os primeiros mamíferos e dinossauros sobre a Terra. Até então, praticamente todos os continentes estavam unidos em um supercontinente conhecido como Pangeia.

O início e o fim do Triássico estão determinados por mudanças climáticas radicais e extinções massivas de espécies.

Características gerais do Triássico

Durante este período o clima era seco e quente e por isso havia grandes desertos. A vegetação não havia sido desenvolvida completamente, mas próximo às áreas com água cresciam samambaias e esses vegetais representavam a base alimentar dos primeiros dinossauros herbívoros.

Durante o Triássico os antepassados dos dinossauros, tanto herbívoros como carnívoros, começaram a dominar o mundo.

Neste período os mares e a massa continental começaram a transformar-se e, por este motivo, algumas espécies de répteis abandonaram a terra firme e se adaptaram ao meio aquático.

No final do período Triássico, houve uma grande extinção de espécies animais e consequentemente desapareceram os chamados répteis de mamíferos e surgiram os primeiros mamíferos. Isso fez com que os dinossauros se tornassem a espécie animal mais predadora do planeta, pois não tinham concorrência em seu ambiente natural.

Os registros fósseis do Triássico

Os diversos registros fósseis trazem informações relevantes para os geólogos e paleontólogos. De acordo com os dados obtidos, os lystrosaurus eram os dinossauros herbívoros mais abundantes durante este período.

Os paleontólogos investigam as causas que puderam originar as extinções em massa. Neste processo de mudança de fauna animal, sobreviveram as tartarugas marinhas, os crocodilos, alguns mamíferos pequenos e os dinossauros.

Classificação do tempo geológico

Normalmente administramos nosso tempo em dias, meses e anos. Agora quando falamos de história usamos outros termos: décadas, séculos ou milênios. No entanto, o tempo geológico em grande escala tem uma dimensão bem diferente, pois é calculado em milhões de anos.

Desde a formação da Terra até a atualidade, o tempo está dividido em três grandes éons: arqueano, proterozoico e fanerozoico. Este último começou há 540 milhões de anos e atinge o presente. O fanerozoico está dividido em três grandes eras: Paleozoica, Mesozoica e Cenozoica. Na primeira, surgiram os seres vivos mais primitivos, sendo que evoluíram à segunda e à terceira era. Mais particular, a Mesozoica está dividido em três subperíodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo.

Imagem: Fotolia. satori

Relacionados:

  1. Jurássico
  2. Eras Geológicas
  3. Era Mesozoica
  4. Dinossauro
  5. Pangeia
  6. Pleistoceno
  7. Velociraptor
  8. Holoceno
  9. Tiranossauro
  10. Espinossauro