O período Jurássico está integrado à era Mesozoica juntamente com outros períodos geológicos, o Triásico e o Cretáceo. Como todos estes, o Jurássico teve início devido a uma mudança repentina nas condições climáticas e terminou pelo mesmo motivo. Este período geológico está dividido em três subperíodos: inferior, médio e superior.
O primeiro começou há 200 milhões de anos, o segundo há 175 milhões de anos e o terceiro há 161 milhões de anos, terminando 15 milhões de anos depois.
O período Jurássico ocorreu há 200 milhões de anos aproximadamente e durante o mesmo os dinossauros se tornaram os principais predadores do planeta.
Nesta época, o clima era muito úmido e as temperaturas muito quentes. Como consequência disso, a vegetação se espalhou significativamente tornando-se a base alimentar dos dinossauros herbívoros. Deve-se ressaltar que outros animais dominantes foram os dinossauros voadores. No final do Jurássico surgiram as primeiras espécies de dinossauros carnívoros.
Segundo os fósseis encontrados, os paleontólogos afirmam que durante o período jurássico o fenômeno da polinização se fortaleceu e esta circunstância foi fundamental para entender o desenvolvimento da vida no planeta.
No período Jurássico, os dinossauros se tornaram os animais mais poderosos, já que o resto das espécies não representava nenhuma ameaça preocupante.
Alguns dinossauros tinham nada mais que um metro de comprimento, enquanto que outros alcançavam até 15 metros. Não se sabe com certeza o quanto viveram, mas se estima que algumas espécies atingiram os 200 anos. A maioria eram animais herbívoros e as espécies carnívoras chegavam a comer uma tonelada de carne por dia.
Curiosamente, o maior animal que habitou a Terra não é um dinossauro, mas sim a baleia azul. Os dinossauros carnívoros de tamanho reduzido possuíam uma inteligência notável. Embora não se saiba com exatidão, é provável que tivessem cores intensas como alguns répteis. Alguns deles mudavam a pele como as serpentes.
Estima-se que o dinossauro mais veloz podia alcançar os 40 km / h. Nos territórios da Argentina e da China foram encontrados muitos fósseis desses animais e a maioria se concentrava próximo às costas.
Mesmo havendo muita controvérsia sobre sua extinção, é bem provável que foi provocada pelo impacto de um asteroide sobre a Terra. No entanto, nem todos os dinossauros desapareceram completamente, pois muitos evoluíram e se tornaram novas espécies, como os crocodilos.
Imagem: Fotolia. Elenarts
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (nov., 2017). Conceito de Jurássico. Em https://conceitos.com/jurassico/. São Paulo, Brasil.