Conceito » Cultura » Jogo de Tabuleiro

Jogo de Tabuleiro - Conceito, o que é, Significado

O jogo de tabuleiro ou mesa é uma proposta de entretenimento que utiliza normalmente um tabuleiro e algum tipo de complemento, como dados, cartas ou fichas. Seguindo uma série de regras e instruções, os participantes têm que alcançar algum objetivo para obter a vitória.

Em cada proposta é utilizada alguma habilidade intelectual ou manual: uma boa memória, uma estratégia adequada de raciocínio ou certa rapidez na tomada de decisões. Em certas ocasiões, o mecanismo do jogo se baseia nas regras do azar.

Os mais populares

Existem modalidades diversas e para todos os gostos. Entre os mais populares, podemos destacar os seguintes: Banco imobiliário, Catan, Sushi Go, Código Secreto, Carcassonne, Wonders, Condottieri ou Vírus. Entre os clássicos, vale a pena mencionar o dominó, o jogo do ganso, a dama, o xadrez e o ludo.

Trata-se de uma alternativa lúdica ideal para compartilhar com a família ou entre amigos. Também são usados em escolas e ludotecas. São destinados tanto para crianças como para adultos.

Um pouco de história

Na pré-história os seres humanos já se divertiam brincando com várias engenhocas. Acredita-se que os dardos e os dados rudimentares foram os primeiros objetos empregados para a evasão.

- No Livro dos Mortos da civilização do Egito Antigo existem referências de diversos jogos (nesta época o tabuleiro de Senet e Mehen eram duas distrações lúdicas muito apreciadas pelos faraós, mas suas regras eram desconhecidas).

- O Gamão é inspirado em um jogo já praticado na antiga Mesopotâmia.

- Os gregos do mundo antigo praticavam a Petteia e os romanos gostavam muito do Ludus latrunculorum ou do Ludus duodecim sriptorum.

- Na China Antiga se destaca o Wéqí e o Xiangqi. No norte da Europa se praticava o Tablut e na Índia o Chaturanga (acredita-se que este jogo é um precedente do xadrez e suas referências se encontram no Mahabhárata, um texto mitológico da Índia, datado no século III a. C).

- O Shogi ou xadrez japonês está relacionado ao Chaturanga.

Estes entretenimentos milenares se mantiveram ao longo do tempo e suas regras serviram para a criação de novos passatempos.

Aqueles que estudaram os jogos de tabuleiro e sua história afirmam que estão relacionados a estratégias e táticas militares. Neste sentido, os tabuleiros representam o campo de batalha e as decisões tomadas correspondem aos movimentos dos soldados.

Alguns historiadores afirmam que a maioria dos passatempos foi criada para evitar o tédio durante os períodos de inatividade em tempos de guerra.

Imagem: Fotolia. Sergey Novikov

Relacionados:

  1. Escape Room
  2. Paintball
  3. Handebol
  4. Jogo Responsável
  5. Fair Play
  6. Badminton
  7. Jogatina
  8. Jogo (Vício e Recreação)
  9. Ludograma
  10. Mnemotecnia