Certas mulheres famosas pertencentes ao mundo do espetáculo são autênticas referências da moda. Sua forma de vestir, seus penteados e sua maneira de comportar-se frente às câmeras as transformaram em ícones e milhões de seguidores procuram imitá-las. Pode-se dizer que não seguem a moda, mas a criam. Na linguagem atual, estas mulheres são conhecidas como “it girls”, cuja tradução em português parece um tanto absurda (garota isso).
Esta denominação inglesa apresenta uma curiosidade, pois chamar menina de “isso” é gramaticalmente incorreto. No entanto, qualificar uma garota como “it” em inglês significa que a mesma tem algo muito especial, uma espécie de dom ou toque pessoal relacionado ao estilo, beleza, encanto e elegância.
A origem histórica das it girls
A primeira referência associada a este tipo de mulher pode ser encontrada em “Mrs. Bathurst”, um conto de Rudyard Kipling, publicado em 1904 (nesta breve história a protagonista é uma mulher viúva de meia-idade que tem uma aura especial e esta qualidade sublime é expressa com a denominação It).
Esta ideia inicial foi adotada pela roteirista Elinor Glyn, em 1927, no filme “It” (a personagem principal do filme é Betty Lou e foi interpretada pela atriz mais glamourosa do momento, Clara Bow). Em suma, o mundo das it girls provém de um Prêmio Nobel de Literatura e de um filme do cinema mudo.
Seis traços que caracterizam uma it girl
– São mulheres com alto poder aquisitivo e uma carreira profissional de sucesso.
– Seu look e aparência beiram a perfeição e por este motivo são as musas dos grandes estilistas.
– Embora estejam na moda, têm um estilo que tende à transgressão.
– Em suas aparições públicas não passam despercebidas.
– É muito frequente que seus parceiros também sejam famosos.
– Uma it girl é ela mesma, um produto comercial, que costuma ter milhões de seguidores em sua conta do Instagram.
Uma influencer do universo feminino
Uma it girl é uma influencer, ou seja, alguém que se tornou muito popular através das redes sociais porque a informação pública é compartilhada por milhares de seguidores.
As pessoas seguem e compartilham seus interesses e preocupações nas redes, como moda, música ou qualquer tipo de tendência. Em poucas palavras, as its são líderes de opinião que exercem certa influência em alguns setores da sociedade.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (jun., 2019). Conceito de It Girl. Em https://conceitos.com/it-girl/. São Paulo, Brasil.