Conceito » Psicologia » Imprevisível

Imprevisível - Conceito, o que é, Significado

O termo se refere a tudo que, justamente, não é previsível, que não pode ser previsto com anterioridade ou conhecido. A noção de que algo ou alguém pode ser imprevisível também dá a ideia de que escapa às possibilidades científicas ou de conhecimentos tradicionais, portanto, pode ser algo difícil de controlar ou de conhecer.

A palavra atua como um adjetivo qualificativo que pode ser aplicada tanto a pessoas como a situações, acontecimentos, fenômenos naturais, etc.

O próprio termo já nos mostra ou explica seu significado: imprevisível é o contrário de previsível

O conceito previsível é algo que pode ser conhecido antecipadamente porque determinados elementos agem para guiar nossa direção a esse resultado ou então porque a situação se repetiu muitas vezes e assim podemos concluir que a próxima oportunidade será igual. Desta maneira, imprevisível se torna o oposto: aquilo que não pode ser previsto porque é o resultado de um ato errático ou porque ainda não se sabe o suficiente para estabelecer um padrão a este respeito.

Em alguns casos, o termo imprevisível pode ter conotações negativas, especialmente quando se refere a algo que o ser humano não pode dominar ou controlar. Isso é especialmente visível no caso de como a natureza se comporta, muitas vezes compreensível e outras completamente imprevisível, portanto, perigosa para o ser humano.

O caráter de uma pessoa também pode ser imprevisível quando não segue um padrão ou parâmetro mais ou menos definido: seja por graves transtornos da personalidade ou de mudança de humor, por diferentes estados de espírito ou de certas posturas diante das situações de vida, assim personalidade de um indivíduo também pode ser imprevisível.

O conceito pode ter uma conotação positiva se for entendido como enigmático, mas negativa se for entendido como falta de coerência.

Imagem: Fotolia. Franxuc

Relacionados:

  1. Espanto
  2. Azar
  3. Fatalidade
  4. Pressentimento
  5. Teoria do Caos
  6. Distúrbio
  7. Múltiplo
  8. Tangível
  9. Confiança
  10. Númeno