Conceito » Sociedade » Hospício

Hospício - Conceito, o que é, Significado

Este termo provém do vocábulo latino hospitium, que significa literalmente alojamento. É utilizado para designar um estabelecimento dedicado a acolher pessoas sem recursos econômicos.

Sua finalidade compreende proporcionar um lugar de acolhimento e manutenção para aqueles que estão desamparados ou em situação de extrema pobreza. Como critério geral, é uma instituição pública.

Palavras relacionadas

Em português existem alguns termos com significado similar, como asilo, orfanato, hospedaria, lar de idosos ou casa de misericórdia. Embora todas estas palavras sejam usadas para mencionar um tipo de acomodação, cada uma delas tem um aspecto único.

A palavra hospício é usada como sinônimo de orfanato ou abrigo para crianças. Assim, as crianças órfãs ou abandonadas são atendidas durante sua infância e primeira juventude nestes alojamentos.

Asilo e lar de idosos são conceitos equivalentes. Apesar disso, o primeiro é uma palavra em desuso, uma vez que atualmente se fala mais sobre lar de idosos ou até mesmo residência para idosos (o termo ancião tem sido substituído por idosos).

Quando o alojamento se destina a peregrinos é chamado de hospedaria. Se o centro de acolhimento é destinado a frades se fala de hospedaria monástica. Na Espanha, as hospedarias estão associadas ao Caminho de Santiago.

A ideia de hospitalidade

Os termos hospício, orfanato e asilo compartilham a mesma ideia, pois são locais onde se pratica alguma forma de hospitalidade. Já na Roma Antiga havia centros dedicados para abrigar os mais necessitados ou os viajantes que não tinham recursos suficientes.

Na Bíblia existem muitas referências a este conceito. Neste sentido, o próprio Jesus pediu acomodação em várias ocasiões. Zaqueu era um cobrador de impostos que acolhia Jesus em sua casa, assim como Marta, irmã de Lázaro, que também era uma pessoa muito hospitaleira com Jesus.

Nas rotas de peregrinação aos lugares sagrados do cristianismo era necessário praticar a hospitalidade com os viajantes.

Os primeiros hospitais remontam à antiguidade e eram originariamente casas de refúgio para pessoas doentes. No entanto, as primeiras casas hospitaleiras surgiram na Idade Média nos territórios cristãos do continente europeu.

Na Idade Média também foram criados centros hospitalares, ou seja, ordens religiosas destinadas ao atendimento de pobres e peregrinos.

Atualmente, a palavra hospital perdeu seu significado originário, pois é usada para designar um centro de saúde.

Imagem: Fotolia. cookart

Relacionados:

  1. Orfanato
  2. Párvulo
  3. Favela
  4. Catástrofe
  5. Estadia
  6. Viáticos
  7. Etimologia
  8. Missiva
  9. Sínodo
  10. Morgue