Conceito » Saúde » Histamina

Histamina - Conceito, o que é, Significado

É uma substância que nosso próprio organismo produz de maneira natural. No entanto, quando sua quantidade é excessiva aparecem os sintomas de alergia: espirros, olhos lacrimejantes, conjuntivite, tosse, produção excessiva de muco e mal-estar.

A histamina é um neurotransmissor do cérebro que atua para regular nossa capacidade imunológica. Sua origem provém de um aminoácido, mais especificamente a histidina (através de uma enzima se transforma em histidina).

A intolerância a esta substância

Embora esta molécula atue em nosso cérebro de maneira natural, certos alimentos e alguns antibióticos aumentam seus níveis, provocando reações alérgicas. Assim, o consumo de alguns peixes, do leite de vaca, dos ovos, embutidos e alguns alimentos fermentados pode ser um fator desencadeante para a produção da histamina. Da mesma forma, alguns ácaros, a assim como os polens atuam como causa de produção de histamina em algumas pessoas.

A intolerância à histamina se deve a um déficit de uma enzima em nosso organismo: a diamnina oxidase. Portanto, a reação alérgica não se deve propriamente dos alimentos consumidos, mas sim dos baixos níveis de diamnina oxidase.

Os anti-histamínicos da farmacologia e os naturais

Para combater os sintomas alérgicos, uma das opções de alívio é os anti-histamínicos. Estes medicamentos são normalmente tomados por via oral em forma de pílulas. O efeito produzido dura cerca de 24 horas, pois é tomado normalmente apenas uma vez por dia. Em alguns casos, estes fármacos são combinados com um spray nasal ou um colírio para aliviar os sintomas dos olhos.

Embora estes fármacos sejam úteis para combater os sintomas alérgicos, deve-se destacar que não são recomendados para pessoas que sofrem de glaucoma, hipertensão ou problemas cardíacos. Por outro lado, também não são aconselháveis durante a gravidez ou durante o período de lactância.

Deve-se ressaltar que os anti-histamínicos não curam a alergia, mas amenizam seus sintomas

De qualquer forma, estes medicamentos devem ser consumidos sob a supervisão de um médico e após um diagnóstico adequado.

Alguns remédios naturais podem ser úteis para combater os efeitos da histamina, dentre os quais podemos destacar: o alho e a cebola ingeridos com o estômago vazio, a babosa em forma de suco, laranja, tangerina ou chá de equinácea. Todos eles fortalecem o sistema imunológico do nosso organismo.

Imagem: Fotolia. Sebastian Kaulitzki

Relacionados:

  1. Loratadina
  2. Vitamina B12
  3. Asma
  4. Fósforo
  5. Colágeno
  6. Tiamina (Vitamina B1)
  7. Carne Orgânica
  8. Sacarina
  9. Gelatina
  10. Formaldeído