Hierarquia - Conceito, o que é, Significado

HierarquiaDenomina-se hierarquia a uma estrutura em que os elementos que a compõem se organizam de maneira que todos dependem de um só em particular. Assim, em uma hierarquia, o que se consegue é que todos os elementos sejam organizados de forma vertical, onde um prevalece sobre os demais, alguns subordinados sobre os outros e assim respectivamente. Este tipo de estrutura é utilizado em muitas instituições e organizações privadas, mas com o passar do tempo vão deixando de lado em pró de outras mais eficientes. No entanto, a hierarquia não serve apenas para explicar uma determinada estrutura social. Algumas descrições de certos fenômenos podem ter uma estrutura hierárquica. Assim, por exemplo, algumas descrições da gramática universal apresentam uma estrutura hierárquica que envolve toda a oração; outro exemplo pode acontecer em algum banco de dados, onde a ordem também é hierárquica.

Do ponto de vista de uma organização de pessoas, um exemplo típico acontece no exército. Assim, nesta organização, a necessidade de tomar decisões rápidas e carentes de dilação faz com que este tipo de estrutura funcione razoavelmente bem. Desta forma, são atribuídos os diferentes graus do exército, havendo um líder que encabeça a organização. Neste sentido, os atos de insubordinação costumam ter um castigo notório.

A organização hierárquica também está presente dentro das empresas e normalmente evidenciam os organogramas. No entanto, este tipo de organização apresenta algumas diferenças notórias em relação ao exército. Na verdade, muitas vezes este tipo de organização é simplesmente formal, mas na prática pode haver uma interferência em determinado setor que não está registrado formalmente na representação gráfica da hierarquia.

Do ponto de vista trabalhista e de produtividade, este tipo de organização tem sido posto severamente em dúvida. Na verdade, em certas circunstâncias onde a resolução de problemas e a contribuição de ideias são críticas, uma estrutura hierárquica é pouco proveitosa. Isto significa que a resolução destes problemas não pode estar em mãos de uma única pessoa, pelo simples fato de ser incapaz de processar toda informação apresentada. Assim, este tipo de situação tem uma explicação econômica e mostra porque todo tipo de economia planejada tende a fracassar.

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: