Conceito » Psicologia » Heteroestima

Heteroestima - Conceito, o que é, Significado

A autoestima é um dos conceitos psicológicos mais utilizados. O amor próprio é a chave para o desenvolvimento pessoal. No entanto, cada ser humano faz parte da sociedade, por esta razão, e a partir desta perspectiva, também faz parte de um entorno. Está relacionada com amigos, familiares, vizinhos, conhecidos e colegas de trabalho. A imagem que projetamos do próximo e que outras pessoas nos devolvem através de um feedback construtivo é também amor. Isto é, o amor incondicional que uma mãe sente por seu filho leva à criança uma resiliência pessoal através da heteroestima.

O amor como motor de autoestima

Podemos nos observar no espelho através do olhar alheio. Entretanto, é importante enfatizar que não é suficiente apenas uma pessoa dar carinho à outra e a destinatária receber, ou seja, o amor deve ser sentido como é para que realmente tenha um efeito terapêutico.

Sem dúvida, experimentamos um bem-estar profundo quando nos sentimos amados e reconhecidos pelos demais. Abraçamos o carinho alheio como vitaminas para elevar o espírito.

No entanto, não só podemos nos posicionar como sujeitos passivos, mas também como agentes criadores de amor. Assim, quando se realiza uma ação pensando no bem que pode oferecer à outra pessoa, a solidariedade, a empatia, a generosidade, a amizade e as boas ações são manifestações da heteroestima.

Trata a outras pessoas pelo que podem chegar a ser, ou seja, observa em cada ser humano seu potencial infinito de realização pessoal e coloca em prática este amor saudável de inteligência emocional. O amor é o verdadeiro motor do mundo, uma mensagem que as pessoas interiorizam mais nas datas específicas, como no Natal, e que, no entanto, deveria ser uma constante ao longo do ano.

O amor nas relações pessoais

Quando você deixa felizes aqueles que lhe rodeiam também está investindo em sua própria felicidade. Como Platão explica "o verdadeiro amor é como se o ser sagrado estivesse no interior do ser amado".

Platão também lembra que quando se persegue o bem de seu semelhante, alimenta-se o seu próprio bem. Ou seja, existe uma conexão constante entre o eu e o nós. Ter um ambiente social saudável e emocional ajuda à pessoa sentir-se melhor consigo mesma, pois o reconhecimento que recebe, abraça sua alma.

Imagem: Fotolia. bst2012

Relacionados:

  1. Amor Próprio
  2. Amor Incondicional
  3. Amor Verdadeiro
  4. Paixão
  5. Relações Sociais
  6. Ágape
  7. Apego Seguro e Inseguro
  8. Amor
  9. Necessidade
  10. Autoestima