Conceito » Ciência » Geobotânica

Geobotânica - Conceito, o que é, Significado

A botânica é uma disciplina das ciências naturais focada no estudo dos organismos vegetais. Com o prefixo geo, que significa terra, formamos o conceito geobotânica, uma área específica de botânica cujo objetivo é o conhecimento das espécies vegetais em determinado habitat natural.

Como área de conhecimento, alguns cientistas acreditam que geobotânica é uma ciência independente, enquanto outros entendem que se trata de um ramo específico da botânica.

Principais temas de estudo

- Elaboração de mapas de vegetação em um território ou cartografia do manto vegetal;

- Relação entre as espécies e seu meio ambiente;

- Estrutura e anatomia da vegetação, assim como sua classificação;

- O estudo das plantas nos territórios é realizado de forma hierárquica, do individual para o geral (indivíduo, população, espécie, comunidade, paisagem e unidades biogeográficas).

Aplicações da geobotânica e suas diversas áreas

Esta área do conhecimento tem relações estreitas com outras disciplinas, como a ecologia, a climatologia, a edafologia e a agronomia. Por outro lado, os dados obtidos trazem informação relevante para o estudo da meteorologia ou para o setor farmacêutico. Do ponto de vista educativo, permite relacionar o mundo vegetal com a realidade geográfica dos territórios. Não se pode esquecer que o ambiente natural também deve ser gerido e para isso existem as reservas geobotânicas.

Nas pesquisas da geobotânica são analisados os motivos da distribuição das espécies de plantas e as propriedades do solo (estes conhecimentos são chamados de corologia e areografia respectivamente). Enquanto isso, os pesquisadores desta disciplina realizam análises sobre as razões históricas associadas à evolução das espécies vegetais (paleogeografia). O estudo da adaptação ao meio de cada espécie vegetal é a fitoecologia.

O estudo da botânica apresenta perspectivas bem diferentes

Além das relações entre plantas e seu entorno geográfico, a botânica requer estudos taxonômicos para classificar com critérios científicos a diversidade de espécies. Há botânicos que concentram suas pesquisas sobre os restos fósseis e este conhecimento é conhecido como paleobotânica. Na botânica aplicada se estabelece a interação das plantas com os ecossistemas. Em resumo, o conhecimento de plantas abrange várias áreas e subáreas.

A história da botânica como ciência se remonta ao século III a. C

O grego Teofrasto, que estudou na Academia de Platão, foi um colaborador próximo de Aristóteles, considerado o primeiro pesquisador que incidiu sobre o conhecimento das plantas.

Imagem: Fotolia. Dragon

Relacionados:

  1. Dendrologia
  2. Paleobotânica
  3. Ciências Naturais
  4. Zoologia
  5. Ecologia
  6. Biótopo
  7. Espécie Invasora
  8. Anatomia
  9. Filogenia
  10. Micologia