A botânica é uma disciplina das ciências naturais focada no estudo dos organismos vegetais. Com o prefixo geo, que significa terra, formamos o conceito geobotânica, uma área específica de botânica cujo objetivo é o conhecimento das espécies vegetais em determinado habitat natural.
Como área de conhecimento, alguns cientistas acreditam que geobotânica é uma ciência independente, enquanto outros entendem que se trata de um ramo específico da botânica.
– Elaboração de mapas de vegetação em um território ou cartografia do manto vegetal;
– Relação entre as espécies e seu meio ambiente;
– Estrutura e anatomia da vegetação, assim como sua classificação;
– O estudo das plantas nos territórios é realizado de forma hierárquica, do individual para o geral (indivíduo, população, espécie, comunidade, paisagem e unidades biogeográficas).
Esta área do conhecimento tem relações estreitas com outras disciplinas, como a ecologia, a climatologia, a edafologia e a agronomia. Por outro lado, os dados obtidos trazem informação relevante para o estudo da meteorologia ou para o setor farmacêutico. Do ponto de vista educativo, permite relacionar o mundo vegetal com a realidade geográfica dos territórios. Não se pode esquecer que o ambiente natural também deve ser gerido e para isso existem as reservas geobotânicas.
Nas pesquisas da geobotânica são analisados os motivos da distribuição das espécies de plantas e as propriedades do solo (estes conhecimentos são chamados de corologia e areografia respectivamente). Enquanto isso, os pesquisadores desta disciplina realizam análises sobre as razões históricas associadas à evolução das espécies vegetais (paleogeografia). O estudo da adaptação ao meio de cada espécie vegetal é a fitoecologia.
Além das relações entre plantas e seu entorno geográfico, a botânica requer estudos taxonômicos para classificar com critérios científicos a diversidade de espécies. Há botânicos que concentram suas pesquisas sobre os restos fósseis e este conhecimento é conhecido como paleobotânica. Na botânica aplicada se estabelece a interação das plantas com os ecossistemas. Em resumo, o conhecimento de plantas abrange várias áreas e subáreas.
O grego Teofrasto, que estudou na Academia de Platão, foi um colaborador próximo de Aristóteles, considerado o primeiro pesquisador que incidiu sobre o conhecimento das plantas.
Imagem: Fotolia. Dragon
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (maio., 2017). Conceito de Geobotânica. Em https://conceitos.com/geobotanica/. São Paulo, Brasil.