Frivolidade - Conceito, o que é, Significado

Reconhecido como um dos males de nossa época, esta atitude é talvez um estilo de vida que muitos reproduzem porque nos tira das grandes incertezas que a própria vida representa. A frivolidade é uma forma de agir que implica na despreocupação e a indiferença diante de todos os problemas da vida cotidiana e um recolhimento permanente.

A definição de um termo que estamos acostumados a utilizar

A frivolidade pode ser descrita como uma atitude perante a vida que envolve atitudes superficiais, mundanas, vazias ou despreocupadas de problemas sociais e históricos. É uma forma de ser da qual é necessário prestar mais atenção ao cotidiano e ao eventual do que ao processo. O frívolo é visto sempre como algo criticado e desprezível pelos ambientes ou áreas acadêmicas. Hoje em dia o termo é utilizado com um sentido claramente pejorativo, uma vez que é usado para referir às pessoas que se preocupam apenas com as questões que não são tão profundas.

Uma característica de nossa época que anda lado a lado com o individualismo

Para entender mais o conceito de frivolidade, deve-se destacar que este fenômeno é muito comum hoje em dia. Isto se deve em boa parte ao desenvolvimento de um capitalismo quase que inalterado e que tem penetrado por todas as camadas da vida cotidiana através de valores como o sucesso pessoal, o consumo, a necessidade de pertencer, o desejo pela eterna juventude, a publicidade da vida privada, a transformação de tudo em um fenômeno de espetáculo, a televisão e a internet.

A frivolidade é uma atitude característica de uma parte importante da população que por pertencer às classes sociais mais despreocupadas ou pelo acesso às difíceis realidades busca escapar ou evadir para expressões culturais típicas do mundo do espetáculo. Ao mesmo tempo, a frivolidade se encontra diretamente relacionada ao individualismo a partir do momento em que a pessoa passa a importar-se mais consigo do que com o sofrimento dos outros, de não ajudar e sim desconfiar.

As maneiras de lutar contra a frivolidade

Felizmente, existem muitas maneiras de lutar contra esta atitude em relação à vida. Uma delas é desenvolver aspectos de nosso espírito e enriquecer verdadeiramente nossa existência, seja pelo lado artístico, cultural, social, religioso, espiritual ou até mesmo para sair da dinâmica do evento e da fofoca.

Por outro lado, é fundamental desenvolver atividades solidárias em que se deve colocar frente a frente com a desigualdade, de modo que possa reconhecer plenamente os benefícios que alguém tem perante aos mais necessitados, além de poder ajudar o próximo, estender uma mão e construir um melhor futuro para toda a sociedade.

Imagens: Fotolia. nicoletaionescu, zsooofija

Próximo - Conceitos >>

Leitores continuaram: