A cor está presente em tudo o que nos rodeia e sua compreensão integrada em uma disciplina: a fotoquímica. Como seu próprio nome indica, esta disciplina enfoca as transformações químicas que ocorrem nos organismos como consequência do efeito da luz.
O prefixo foto vem de photos em grego e quer dizer mais precisamente luz.
Já na antiguidade alguns sábios procuraram dar uma explicação sobre o fenômeno do arco-íris ou o surgimento das cores nas bolhas de sabão quando a luz é intensa. No entanto, foi Isaac Newton quem compreendeu definitivamente os mecanismos da natureza que permitem distinguir as cores.
Newton colocou um prisma em um raio de luz e desta maneira produziu um espectro. Com isso deduziu que o prisma era o que distribuía as cores. Este experimento estabeleceu o primeiro passo para compreender como a luz intervém na formação da cor. Na atualidade, entende-se que os comprimentos de onda mais curtos são aqueles que refletem com maior intensidade e os mais longos são aqueles que menos refletem.
O conhecimento da tricromia tem sido determinante para entender como as células especializadas do olho humano (os cones e os bastonetes) capturam a luz e nos permitem ver a realidade nas cores.
No processo de fotossíntese realizado pelas plantas existe a chamada etapa fotoquímica ou fase luminosa. As ondas de luz incidem sobre os pigmentos das plantas para que estas produzam a clorofila.
Os princípios da fotoquímica também são aplicados à medicina, pois permitem visualizar os processos do organismo em escalas bem reduzidas.
Este fenômeno é uma forma de contaminação da atmosfera. Os automóveis e algumas indústrias geram gases como o monóxido de nitrogênio. Quando liberado no ar produz o dióxido de nitrogênio, do qual é decomposto pelo efeito da luz solar e que acaba formando o ozônio. Quando isso ocorre o céu aparece com uma cor avermelhada e um aspecto de espessura.
Denomina-se smog fotoquímico porque os gases poluentes da atmosfera reagem pela luz solar e por sua vez produzem outros efeitos contaminantes, como o ozônio troposférico.
Imagem: Fotolia. daboost
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (mar., 2018). Conceito de Fotoquímica. Em https://conceitos.com/fotoquimica/. São Paulo, Brasil.