Uma pessoa pode aspirar a ser sua melhor amiga graças à capacidade de superação em seu interior. Porém ela também pode ser sua maior inimiga devido a sua incompreensão e sentimento de culpa que carrega por estar ou sentir-se arrependida, e isso lhe traz um grande peso.
Podemos considerar este o melhor sentido para explicar o termo flagelo, ou seja, a própria atitude da pessoa lhe traz dor e sofrimento. Este conceito vem do significado primário de flagelo que se refere a um instrumento utilizado par chicotear, ou seja, serve para produzir dor. Em certas ocasiões, é uma forma de castigo que pode ser autoimposta.
Sem dúvida, é importante evitar este tipo de atitude e comportamento autodestrutivo para apostar no amor próprio e no cuidado pessoal.
Do ponto de vista social, o flagelo pode trazer também trágicas consequências sociais, como por exemplo, o consumo de drogas e o abuso do álcool. É importante cuidar de si próprio começando pelo bem-estar emocional que surge do respeito a si mesmo e do amor em seu sentido mais amplo. Uma pessoa deve olhar para a sua consciência com a satisfação de saber que o verdadeiro valor do perdão é a cura das feridas da alma.
Isto é, o flagelo apenas lhe traz mais dor e sofrimento. Em compensação, o carinho ajuda a sanar as feridas da alma e isso é o que verdadeiramente importa quando se trata de aprender a viver um pouco melhor com ilusão e satisfação interior.
Há pessoas que vivem atormentadas pelos erros do passado e se culpam pelo excesso porque negam em esquecer o que aconteceu. Existe uma premissa básica do bem-estar emocional: somente quando você perdoar os erros do passado poderá libertar-se do peso desnecessário do rancor. Além disso, o flagelo não traz nenhum tipo de resultado construtivo, ao contrário, apenas acrescenta mais frustração, mal-estar e tristeza.
Para superar este tipo de atitude, você pode fazer as seguintes perguntas: Que conselho daria ao seu melhor amigo por sofrer excessivamente por algo do passado? O que você pode fazer hoje para reparar um erro de ontem? No caso de não puder fazer nada, então, vira a página e siga em frente. Saiba que o amor sempre será o melhor caminho para encontrar a felicidade.
Referencia autoral (APA): Editora Conceitos.com (set., 2014). Conceito de Flagelo. Em https://conceitos.com/flagelo/. São Paulo, Brasil.